domingo, 30 de março de 2025

Putin parte para o ataque diplomático

Na última semana o presidente russo Vladimyr Putin participou do lançamento de um novo submarino nuclear russo com capacidade para os novos mísseis hipersônicos zyrcon. Na oportunidade o líder russo fez clara ameaça aos ingleses. A mensagem foi dada de forma indireta, já que foi dirigida ao antigo primeiro ministro britânico Boris Johnson, mas foi claramente para os novos governantes do arquipélago. Putin disse que ao se intrometerem e impedirem o acordo definido entre russos e ucranianos nos primeiros dias do conflito, claramente esqueceram-se que os russo têm tripulações e submarinos como os do evento, com capacidade nuclear, e bem superiores aos dos britânicos.

Esta semana Putin também voltou ao tema da substituição de Vladimir Zelensky na condução do Estado ucraniano. Segundo ele é aceitável um governo de transição que convoque eleições e inicie as conversações de paz, adiantando um acordo para ser assinado pelo próximo presidente do país e que teria as legalidade e legitimidade que os russos consideram necessárias para a assinatura de tal acordo.

Claramente os russos já começaram a trabalhar para por fim ao conflito e em condições ainda mais favoráveis a eles. A questão agora é saber se conseguirão realmente seus intentos e/ou quando o conseguirão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário