quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Quanto mais mexe, mais fede

Impressionante como quanto mais a CPI da Covid mexe nesse lodo, mais sobe o fedor da política pública que o irresponsável e genocida governo liderado por Jair Bolsonaro ajudou a promover. Ao menos é o que indicam os muitos depoimentos já concedidos à CPI da Covid. Mas esse que envolve a Prevent Sênior, empresa que tem na sua página de internet a seguinte frase de introdução, é duro de aceitar.

"A Prevent Senior é a operadora de saúde especialista em pessoas. E isso porque temos paixão pelo cuidar e sabemos que saúde é fundamental para realizar sonhos e desfrutar o melhor da vida."

A empresa oferece planos de saúde para todas as faixas etárias, mas parece ser especializada em pessoas com uma idade mais avançada, ou como eles chamam, "adultos +".

Quando o assunto é saúde para os mais vividos, lembre-se: a Prevent Senior é o primeiro e único plano de saúde pensado para o adulto+.

Mas apesar de ter a missão e o dever de zelar pela saúde de seus clientes, por motivos políticos e ideológicos tudo indica que a empresa pressionou médicos e funcionários a receitarem medicamentos comprovadamente ineficazes, de alto risco para a saúde, e até de levar a uma rápida morte prematura. Para completar esse quadro de horrores ainda obrigava médicos a trabalharem infectados por Covid, terapias ineficazes e proibidas, e misturava pacientes infectados pelo vírus com outros enfermos.

Mas investigar e levantar provas não servem de nada se não forem abertos os devidos processo legais, que levem os responsáveis por tais absurdos à cadeia, e a indenização de familiares e afetados pelos absurdos cometidos.

Quanto a salvar a empresa, aí é uma outra história. No caso das empreiteiras elas eram acusadas de corrupção, mas suas obras eram sólidas, ainda que superfaturadas. Então pode-se punir os gestores responsáveis pelos desvios e preservar a empresa, porque ela mesma não perde credibilidade em seus serviços.

Mas no caso de uma empresa de saúde que descumpre protocolos de saúde que deveria seguir, aí fica muito difícil salvá-la, porque a credibilidade da empresa fica fortemente abalada, ainda que os responsáveis pelos erros sejam punidos. 

Porque assim como você não contrata um empreiteiro para construir uma casa que desabe na sua cabeça, você também não contrata um plano de saúde que ao invés de te tratar te mate.

CPI: Plantonistas da Prevent falavam para pacientes que precisavam entregar 'kit Covid' para não serem demitidos, diz advogada

Por Marcela Mattos e Sara Resende, g1 e TV Globo — Brasília

 

A advogada Bruna Morato, representante de 12 advogados da Prevent Senior, disse que ouviu relatos de plantonistas dizendo a pacientes que eram obrigados a prescrever o "kit Covid", senão seriam demitidos.

"Chegou a um ponto tão lamentável, na minha opinião. Esse kit era composto por 8 itens. O plantonista dizia para o paciente: 'Preciso te dar. Se eu não der, sou demitido. Se você for tomar, toma só as vitaminas e proteínas. Os outros [medicamentos], além de não terem eficácia, são muito perigosos'", relatou Morato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário