Achei interessante a observação dos três físicos, que por sinal ganharam o prêmio Nobel, de que o universo se expande de maneira acelerada, e mais, acelerando, já que poderíamos imaginar que a gravidade faria com que ele desacelerasse e se contraísse, criando assim a base teórica para infinitos Big Bangs.
Bem, para explicar essa aceleração foi criada a teoria da energia escura, que faz justamente com que a física newtoniana não possa ser aplicada a todo o universo. Bem, a Teoria da Relatividade já havia colocado por terra essa aplicação newtoniana.
Mas se ele acelera o afastamento, como irá se contrair depois?
Essa é uma pergunta, e muitas mais podem ser feitas. Mas isso levando em conta que a Teoria do Big Bang é correta, mas mesmo essa teoria já é contestada.
E isso porque estamos extremamente avançados em nossa ciência. Só que ainda temos muita coisa a descobrir.
Como sabemos que o universo está se expandindo?
O Prêmio Nobel de Física de 2011 foi atribuído conjuntamente a três cientistas que descobriram que a expansão do universo está acontecendo de maneira acelerada. Esse fenômeno é atribuído a uma força misteriosa chamada de energia escura. E como é que os cientistas descobriram isso?
Desde os anos 90, os vencedores do Nobel, os físicos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, estudam as supernovas do tipo Ia – as violentas explosões resultantes da morte de estrelas anãs brancas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário