sábado, 7 de fevereiro de 2026

No Oriente Médio a tensão aumenta

Pessoal, a situação segue bastante comoplicada no Oriente Médio. A frota estadunidense presente ao Sul da Península Arábica passou a derrubar os drones de observação iranianos e os chineses incluíram um navio de observação e controle eletrônico, que provocativamente estaria operando próximo à frota estadunidense.

Por seu lado o Irã já tentou apreender um petroleiro de bandeira estadunidense, o que foi impedido por um navio de guerra do EUA nas proximidades, e já apreendeu ao menos outros dois navios petroleiros, sem bandeira ou nacionalidade das tripulações divulgados, mas foi divulgado que os tripulantes foram entregues à justiça. Esse ato tenta mostrar uma forte disposição em fechar o Estreito de Ormuz.

Enquanto isso ocorre o EUA segue enviando material e equipamentos para a região. Também já vemos comentarista falando que os norte-americanos não estão enviando mais um grupo de ataque de porta-avião, mas sim dois grupos de ataque, concentrado uma força de ataque aéreo gigantesca na área.

Em resposta Irã, China e Rússia intensificaram o envio de material e equipamento para Teerã, e gigantescos aviões de carga são frequentes em várias ocasiões diárias.

O Laranjão, no fundo, é um daqueles valentões que vemos em comédias românticas adolescentes da sessão da tarde. Ele é grandalhão, agressivo, e vive ameaçando e batendo nos meninos mais fracos que ele, mas quando vê alguém do mesmo porte ele recua.

Com toda essa descrição, vemos que os dois lados estão tentando pressionar, acossar o outro, seja com a derrubada de drones, seja com a apreensão de petroleiros. A princípio o Irã não parece interessado numa guerra e está tentando evitá-la mostrando forte poder de dissuasão, e o EUA só partirá para o ataque se perceber que tem poder militar suficiente para sobrepujar o inimigo com sobras. Se levarmos em conta que ambos consideram a situação existencial, então isso ainda se prolongar por um bom tempo, ou alguém comete algum erro importante que defina a situação.