Clique na imagem para ler a reportagem
Muito preocupante a denúncia apresentada ao TCU contra a Transpetro, subsidiária da Petrobras. Os valores absurdamente altos, que, segundo a CONTTMAF afirma, constam nos sistemas da acusada, por si só já seriam um grande problema, independentemente de a compra ter sido dentro de valores de mercado ou não.
Também é um problema o fato de que, ainda que constatado o erro, nenhum tipo de ação foi tomada para saná-lo, evidenciando, na melhor das hipóteses, uma séria falta de interesse com a administração correta e adequada da empresa.
Mas o mais preocupante foi o descaso apresentado à CONTTMAF, confederação sindical que representa mais de 100 mil trabalhadores dos setores Aéreo, Portuário e Aquaviário, e, por conseguinte, a grande maioria dos trabalhadores da Transpetro. A Entidade Sindical foi tratada de forma desrespeitosa e imoral, quando dentro de suas atribuições de zelar pelos interesses de seus representados, entrou em contato com a empresa estatal por duas vezes, e obteve pouca ou nenhuma resposta aos seus questionamentos.
Vale lembrar também que, como empresa estatal, a Transpetro é e deve ser alvo de fiscalização de toda a sociedade, uma vez que importantes interesses públicos são administrados diariamente pela mesma. Também, por isso, tem a obrigação de exercer uma administração transparente e eficiente.
Esperamos que o TCU venha a apurar os fatos a fundo e que a Transpetro melhore seu relacionamento com a entidade legalmente representativa da maioria de seus colaboradores, já que ninguém tem mais a oferecer a uma empresa do que seus próprios funcionários.