domingo, 3 de março de 2024

Energia infinita?

Bem, a resposta curta é não. Se mantivéssemos o mesmo nível de consumo atual da energia pelos próximos séculos e milênios, aí teríamos combustível para este tipo de reator por muito tempo, com a grande vantagem de que a radiação residual é bem menor que a da fissão (processo utilizado atualmente), o descarte do material final não é nocivo ao meio-ambiente (como é o da fissão), e não há risco de explosão.

Bem, o caso da explosão é num processo controlado de geração de energia, porque se estudam formas de usar a energia liberada pela fusão (bem maior que da fissão) em armas, que teriam um poder destrutivo muito maior que as atuais bombas de fissão e teriam a vantagem de não deixar radiação residual.

Mas acontece que o planeta é finito, que nossa necessidade de consumo de energia é cada dia maior, e exatamente por isso, ainda que tenha um potencial muito maior que as atuais formas de produção de energia, a fusão nuclear também não será eterna, mas tem o potencial de resolver nosso problema por muito tempo, ainda que tenhamos que desenvolver outras tecnologias também, para que possamos utilizá-la em toda a sua potencialidade.

Conheça o primeiro reator do mundo que irá alimentar a Terra utilizando a mesma reação nuclear do Sol





De  Aisling Ní Chúláin

Visitámos os bastidores do maior dispositivo de fusão nuclear do mundo, que tenta aproveitar a energia da mesma reação que alimenta o Sol e as estrelas.

No coração da Provença, algumas das mentes científicas mais brilhantes do planeta estão a preparar o terreno para aquela que é considerada a maior e mais ambiciosa experiência científica do mundo.

"Estamos a construir, sem dúvida, a máquina mais complexa alguma vez concebida", confidenciou Laban Coblentz.

A tarefa é demonstrar a viabilidade de aproveitar a fusão nuclear - a mesma reação que alimenta o nosso Sol e as estrelas - a uma escala industrial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário