domingo, 27 de abril de 2025

O adeus a Francisco I

Pessoal, ontem tivemos o sepultamento do Papa Francisco, que ocorreu na Basílica de Santa Maria Maggiore, com cerca de 400.000 fiéis presentes para o último adeus a Francisco, com direito a cortejo pelas ruas de Roma e a presença de vários líderes mundiais importantes, como Trump, Lula, Macron, Starmer, Zelensky, Miley, claro, Meloni, entre outros. 

Como todo bom Papa, Francisco foi religiosamente político, e dos bons, tendo feito jus ao cargo que obteve, e isso liderando a Igreja em momentos extremamente complicados. Em pouco mais de 12 anos de pontificado, Francisco enfrentou oposição interna por conta de sua clara opção pelos mais pobres, suas declarações contra o neoliberalismo, enfrentou pandemia, guerras, e o início de um processo que deve terminar num mundo bem diferente daquele em que o próprio Bergoglio aprendeu a viver. 

E falando nessas mudanças, Trump e Zelensky aproveitaram para uma pequena reunião à parte dos eventos. Sim, mas essa também não deu em nada, por uma série de motivos que temos comentado aqui no Blog dos Mercantes, e no Canal do Airton Brotto. Outras reuniões também devem ter ocorrido. E não,  isso não é um desrespeito a Francisco, já que ele mesmo apoiaria encontros que tivessem por objetivo a paz. E esse foi o caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário