quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Venezuela sob ameaça imiinente

Pessoal, tem algumas semanas o EUA começou a juntar tropas na região do Caribe. No início foram alguns destróieres e fragatas, depois começaram a levar tropas terrestres e aviões para bases em Porto Rico, e agora já deslocam um porta-aviões, que deve chegar na região nos próximos dias. Nesse tempo começaram a divulgar informações de envolvimento do governo venezuelano no tráfico internacional de drogas sem nenhuma prova, e já explodiram alguns barcos de pesca matando dezenas de pescadores, tudo sob essa mesma alegação sem provas de tráfico. Paralelamente temos figuras importantes do governo estadunidense como Marco Rubio, Pete Hegseth e o próprio Donald Trump têm feito declarações sobre a participação do governo venezuelano no tráfico internacional de drogas e a necessidade de mudança no governo da Venezuela com a deposição de Nicolás Maduro. 

O New York Times, tido por muitos como porta-voz da CiA, fez uma reportagem em que diz que os estadunidenses estudam 3 opções

1- Atacar bases militares venezuelanas para minar o apoio das FFAA a Maduro, levando a um golpe de estado;

2- Infiltrar comandos de elite dos fuzileiros com o propósito de prender ou matar Maduro, provocando a queda do regime;

3- Infiltrar forças antiterroristas, que tomariam aeroportos, oleodutos e instalações críticas, provocando a queda do regime por revolta da população.

China e Rússia já deixaram claro que não aceitarão ataques estadunidenses à Venezuela, e enviam armas e pessoal para auxiliar Maduro. 

Os russos principalmente, já que há notícias de terem enviado mísseis antinavio modernos e há notícias de homens do antigo grupo Wagner treinando cerca de 4 milhões de milicianos para resistirem aos estadunidenses, fora outros equipamentos que os venezuelanos já possuíam e que são de ponta. 

Entre uma vitória muito difícil e uma derrota vexatória tudo pode acontecer a Trump. Seja como for o gigante do norte mostra que não aprendeu nada com suas pequenas vitórias táticas e grandes derrotas estratégicas. Uma vez escorpião sempre escorpião 🦂.