Pessoal, rápido giro pelo mundo. Na Venezuela Trump e Maduro conversaram em chamada telefônica. Nada ficou resolvido, e Trump decretou o fechamento do espaço aéreo venezuelano. Isso não está sendo respeitado e cias. aéreas mantêm rotas internacionais e domésticas em operação. Os russos enviaram seu embaixador de volta a Caracas, e ele chegou informando que as rotas aéreas seguirão abertas entre os países, condenando a pressão estadunidense sobre o país sulamericano, e garantindo o apoio russo. Os chineses também condenaram as ações do EUA e garantiram apoio a Caracas.
No Oriente Médio os israelenses desrespeitam o cessar-fogo, e seguem com bombardeios à Gaza, Líbano, e até à Síria. Aos poucos o novo governo sírio começa a entender que seu antigo patrocinador não era seu aliado, e apenas o usou para minar o chamado eixo da resistência e retirar um obstáculo de seu caminho de conquista da região.
Por último a Ucrânia, onde os russos seguem avançando, os ucranianos perdem capacidade de defesa e reorganização de suas forças, e o próprio Presidente Putin disse que não há acordo de paz sem que as reivindicações básicas da Rússia sejam atendidas na totalidade. Mesmo que tenha havido longa reunião entre os russos e o enviado de Trump no Kremlin sobre o tema Ucrânia.
Nenhum grande movimento geopolítico nos últimos dias, Nenhum grande movimento essa semana, mas as forças seguem se reposicionando e/ou reforçando posições. Mas algumas mudanças têm possibilidade de ocorrer nas próximas semanas, talvez dias.