quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Por que a indignação?

Vamos ao que interessa: por que a indignação? Alguém esperava algo diferente de um Senado (na Càmara é todavia pior) em que 1/3 dos membros é investigado por desvios, e onde boa parte também tem rabo preso com o próprio julgado? Ingenuidade tem limites.

Ora, mas como fica então? Simples, a decisão do STF foi correta, mas há outros meios. Não houve julgamento de Aécio, mas apenas uma ação cautelar. Acontece que o STF é a instância que julga Deputados e Senadores. Basta a PR concluir as investigações, trazer provas robustas (se é que a gravação de Joesley, contas em paraísos fiscais, malas de dinheiro pegas com o primo que Aécio indicou para buscar a propina, depoimentos com provas, etc, não são suficientes), abrir o processo, e se for o caso" condena-lo. E isso para qualquer outro parlamentar. Porque aí já não é mais suspeito, mas um condenado transitado en julgado. Não haverá nada que as Casas possam fazer.

Em bom português, vamos parar de julgar casos de pipocas, e começar a agir de forma séria contra uma das misérias do país, que é o descaso com o dinheiro e a coisa pública.

Julgamentos como os do mensalão e contra membros do PT mostraram que, quando querem, os meritíssimos sabem ser céleres. Agora é democratizar essa celeridade, de forma que os processos não prescrevam.

E povo na rua para exigir isso. Não há outra forma.

A democracia e o estado de direito agradeceriam aos meritíssimos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário