sábado, 7 de dezembro de 2019

A Idade Média

As estradas são privadas, e para passar por elas é necessário pagar pedágio.

O poder está partilhado por alguns grandes senhores, que dominam a economia, e ditam os rumos das populações e daquilo que deveria ser o poder central.

As populações estão reduzidas à servidão, e a miséria atinge a grande maioria, ainda que tenhamos alguns bolsões com melhor qualidade de vida.

De modo geral a religião é muito presente na vida das pessoas, e acaba por ditar os rumos das políticas públicas. Como ela tem estreitos laços com setores retrógrados e de grande poder econômico, acaba por ser um meio de dominação e manutenção de privilégios.

Vassalos estão sempre dispostos a executarem políticas e tomarem ações, que mantenham os privilégios dos grandes senhores, e não esitam em oprimir e massacrar suas populações, em troca de alguns poucos privilégios para si próprios. Quando o povo se revolta os alvos são esses vassalos, enquanto os grandes senhores seguem incólumes e intocados.

As fronteiras se tornam mais tênues, mas a população em geral tem muita dificuldade em transpassa-las. Enquanto isso, limites bastante rigorosos mantém a maioria da população sem acesso a meios de produção, riquezas, e proteção.

Avanços científicos são combatidos, e a ignorância é valorizada.

A escravidão mesma é rara, mas é tolerada sem grandes contestações.

Castas semi-profissializadas agem em proveito próprio, a despeito dos interesses da sociedade, ou de suas necessidades.

A Idade Média realmente era um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário