terça-feira, 25 de setembro de 2012

Porto do Rio: de volta aos dias de glória?


Foto: internet

Deu no site da Portos e Navios: "Porto do Rio recebe investimentos de R$ 1 bilhão em infraestrutura de acesso"

A infraestrutura citada na reportagem veiculada pela Portos e Navios é pedida por todos aqueles que trabalham no Porto do Rio de Janeiro, já que sua posição geográfica, no centro de uma grande metrópole, tem criado uma série de transtornos ao porto e à cidade.

Tais mudanças eram necessárias para que as operações se dessem com mais eficiência, diminuindo o gargalo logístico do porto e aumentando suas capacidades de movimentação de carga.

As mesmas vieram com as necessidades crescentes da exploração petrolífera do offshore, mas ficarão para além desse período.

Mas ainda que não transformem as instalações cariocas em uma unidade pensada para os padrões modernos de porto, deverão trazer melhorias à cidade e dar uma sobrevida ao porto, que já teve dias de glória, e que hoje exerce papel secundário na cadeia de transportes brasileira.

Veja abaixo a matéria:

Porto do Rio recebe investimentos de R$ 1 bilhão em infraestrutura de acesso

O porto do Rio receberá investimentos de R$ 1 bilhão do poder público para melhorar seu acesso por meio rodoviário, ferroviário e marítimo. O pacote de investimentos, que já começou a ser feito, foi anunciado ontem (20) em conjunto pelo governo do estado do Rio de Janeiro, prefeitura e Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro (CDRJ), na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

As obras têm como objetivo atender a expansão prevista para o porto do Rio, que deverá ter sua movimentação saltando dos atuais US$ 19,6 bilhões anualmente, para US$ 40 bilhões, em cinco anos.

"A expansão das atividades de apoio à indústria offshore no Porto do Rio serão fundamentais para esse incremento nas operações", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, que esteve presente ao evento, juntamente com o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Segundo Bueno, porém, há ainda outros fatores externos ao Estado do Rio de Janeiro que deverão contribuir com a expansão das atividades. Para os próximos anos está prevista a mudança na tributação dos portos do Espírito Santo e de Santa Catarina.

"Isso deve beneficiar diretamente o Rio de Janeiro. Várias empresas já manifestaram interesse de começar a movimentar suas cargas por meio do porto do Rio", disse o secretário.

Entre as principais obras de acesso portuário que serão realizadas estão vias alternativas para caminhões e demais veículos. Os acessos rodoviários receberão investimentos de R$ 490 milhões. Já o acesso ferroviário, que vai contar com a reforma de viadutos e liberação de faixas hoje sem uso, contará com investimentos de R$ 66 milhões.

Também merece destaque a dragagem da Baía de Guanabara, já concluída em setembro de 2011, que integra o pacote de ações para acesso marítimo ao Porto, num total de R$ 435 milhões. Outra dragagem também está sendo programada para facilitar o acesso aos 19 estaleiros que hoje se localizam na Baía de Guanabara, possibilitando a instalação de um polo de navipeças que atenda a essa demanda.



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