quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Chega de arrocho salarial

No Brasil a moda agora é provocar perdas econômicas aos trabalhadores, como forma de fazê-los pagar pelo rombo provocado pelas empresas e governo, após tanto boicote aos governos petistas.

Na Marinha Mercante isso vem se mostrando claramente nas propostas absurdas apresentadas por armadores, que seguem tentando diminuir direitos e salários dos trabalhadores Marítimos.

O mais novo caso é da Transpetro, subsidiária da Petrobras.

E embora a mídia que apoia o governo Temer diga o contrário, os indicadores econômicos seguem caindo, e as previsões são de que teremos algo em torno de 1,5 Mil a mais de desempregados no Brasil em 2017.

Talvez depois a economia comece a se recuperar de novo, mas lentamente. Totalmente diferente da velocidade em que levam o país de volta ao final do Séc. XIX.

Somente com muita luta e melhores votos venceremos todo esse desastre.

O Sindmar, e os Marítimos por ele representados, vem dando exemplo nesse sentido.

Iniciada consulta sobre proposta de ACT dos marítimos da Transpetro e Petrobras


Após a Transpetro condicionar a implantação do regime de trabalho e repouso 1×1 a um Programa de Otimização de Custos de Pessoal da Frota – POC e à revisão da cláusula 51ª do ACT 2015/2017, o SINDMAR abre o processo de consulta às propostas da empresa, que também foram seguidas pela Petrobras.
As condições foram expostas pelas empresas durante reunião para negociação do termo aditivo ao ACT, realizada nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, na sede da Transpetro, no Centro do Rio de Janeiro. O modelo 1×1 seria iniciado seis meses após a assinatura do termo, com seis navios, alcançando a totalidade das embarcações da frota somente em agosto de 2018. O plano da Transpetro prevê ainda redução de horas extras e perdas salariais durante dois anos.
Os sindicatos entendem que os marítimos devem posicionar-se com firmeza contra as propostas, para que a Transpetro e a Petrobras compreendam a necessidade de reavaliarem as suas pretensões para esta negociação. Diante dos motivos acima, o indicativo claro e inequívoco das Entidades Sindicais é de REJEIÇÃO das propostas. 
Os votos deverão ser enviados para o e-mail consulta@conttmaf.org.br até o dia 6 de março, às 12h (meio dia). As entidades sindicais recomendam que, ao enviar seu voto, certifique-se de ter digitado corretamente o endereço eletrônico.
Acesse aqui a íntegra da mensagem circular com as propostas das empresas e orientações para a votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário