quarta-feira, 29 de maio de 2013

Acidente em Estaleiro no Rio de Janeiro: incalculável prejuízo humano e social

Mesmo com todas as precauções tomadas hoje em dia, acidentes continuam acontecendo. Mas o ocorrido no estaleiro Rio Nave com o “Skandi Angra” foi algo completamente inesperado e inaceitável. Independente do fato de haver vítimas fatais ou não, já que alguns trabalhadores podem estar desaparecidos, não podemos deixar de registrar a seriedade e a preocupação que causa uma situação desta envergadura.

O Blog dos Mercantes deseja que as previsões mais pessimistas não se confirmem, e que fiquemos somente com os poucos trabalhadores que sofreram ferimentos leves.

Também esperamos que sejam adotadas medidas mais rigorosas e melhor treinamento do pessoal, assim como uma melhor manutenção e inspeção do material utilizado nas operações do estaleiro, na busca incessante por segurança.

Mais do que os prejuízos financeiros, físicos e no cronograma das empresas, temos sempre o risco de um incalculável prejuízo humano e social, quando ferimentos e mesmo a vida de trabalhadores estão em jogo, e a estabilidade emocional de suas famílias.

Leia a matéria publicada no site do Estadão.

Navio se desprende do cais no Estaleiro Rio Nave
Rio - Um navio em construção se desprendeu do cais no Estaleiro Rio Nave, na Zona Portuária do Rio, deixando ao menos quatro pessoas feridas na manhã de hoje. O acidente ocorreu quando o rebocador Skandi Angra estava sendo preparado para a cerimônia de lançamento ao mar, marcada para as 15 horas.
De acordo com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro as vítimas eram trabalhadores do estaleiro e tiveram apenas ferimentos leves. Ainda pode haver desaparecidos no local, mas a informação não foi oficialmente confirmada.
A hipótese mais provável é a de que o navio tenha perdido o controle após o rompimento de um cabo de sustentação, arrastando estruturas metálicas e outras embarcações próximas.
Além da equipe da Inspeção Naval da Capitania dos Portos, bombeiros, mergulhadores e veículos de apoio terrestre de seis diferentes quartéis foram mobilizados para o socorro às vítimas.
Criado em 2000, o Rio Nave atua com reparo e construção naval. O estaleiro ocupa uma área de 150 mil metros quadrados no bairro do Caju, arrendada do extinto Estaleiro Caneco. Em agosto do ano passado o governo do Rio publicou um decreto desapropriando a área, onde seria construído um Distrito Industrial Naval.

2 comentários:

  1. Este navio estava sendo construído na Rio nave por trabalhadores do estaleiro STX osv niteroi ( atual Vard ).
    O estaleiro tem um acordo com a rio nave que constroem o casco lá e os levam para o STX (VARD).
    Este navio se chama Skandi Angra ( PRO31 ) Que será para a empresa DOF.
    O navio se encontra ancorado no estaleio VARD (STX) e atualmente ele está sendo todo desmontado, pois está todo torto. Olha a quantidade de dinheiro jogado fora.. e olha que este navio foi aprovado pelos fiscais ,diretores, gerente e supervisores.
    Que vergonha... Que má administração..
    Todas as obras de lá, ficam erradas para serem feitas de novo para os fiscais,diretores,presidente,gerentes e outros ganharem for fora..
    já estou falando demais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi trabalhador. Obrigado pelas informações adicionais e por participar aqui no Blog dos Mercantes. Infelizmente a má gestão nem sempre é por incompetência. Muitas vezes é proposital para atingir objetivos outros. Não sei se é o caso dessa empresa em particular, mas é comum encontrarmos isso mundo afora, e não só no Brasil.

      Excluir