Após cerca de cinco meses em que
nosso Blog dos Mercantes esteve praticamente parado devido a problemas de saúde
do blogueiro, estamos finalmente em condições de, aos poucos, voltar a nossa
rotina de postagens de vídeos, comentários sobre atualidades, dicas culturais e
outros.
Nesse regresso queremos expressar
algumas posições que parecem importantes a este blogueiro.
A primeira é que, como sempre
dissemos em nosso blog, não temos a pretensão de sermos os donos da verdade ou
de impormos uma visão baseada em pura ideologia política, mas de darmos uma
segunda opinião em posições que são repassadas como verdades absolutas, mas,
que muitas vezes, têm outros pontos de vista que podem levar a soluções tão
boas quanto as apresentadas.
Ao mesmo tempo buscamos passar um
pouco da experiência adquirida em muitos anos trabalhando em várias áreas do
transporte.
A segunda é fazer um breve resumo
do que aconteceu nesses meses em que o blog teve muito pouca atividade.
Na Marinha Mercante continuam os
embates sobre a presença de brasileiros a bordo de embarcações estrangeiras.
Mas as empresas vêm substituindo brasileiros por europeus, asiáticos e sul
americanos a bordo de seus navios. Esse movimento das empresas já vem causando
desemprego entre brasileiros, principalmente porque nossa autoridade marítima
vem formando profissionais em demasia, e o aumento da frota não acompanha a
oferta de novos tripulantes.
Por outro lado existe um
movimento sério para a regulamentação do setor de cruzeiros no Brasil. A
questão é que tipo de regulamentação iremos criar, e como
a mesma será aplicada?
De qualquer forma nosso setor tem
estado um pouco afastado da mídia.
Mas não podemos deixar de uma vez
mais registrar nosso repúdio ao desemprego de brasileiros em seu próprio país
em prol da invasão de trabalhadores estrangeiros.
É fato que os sindicatos
marítimos têm atuado intensa e decisivamente nas duas frentes, não esquecendo
que as representações patronais também se articulam e se contrapõem a muitos
dos interesses dos trabalhadores e mesmo do país, haja vista que a grande
maioria dos armadores que operam em nossa costa atualmente é estrangeira.
No setor portuário temos intensos
debates sobre a MP 595, que, com todas as emendas, está se tornando uma colcha
de retalhos e pouca alteração deverá proporcionar ao setor. Muitos podem dizer
que isso seria um retrocesso, mas após ler o texto original posso dizer que a
mudança mais profunda afetaria apenas aos TPAs, motivo pelo qual se
manifestaram tão fortemente contra a MP.
Além do mais a Lei 8630 ainda não
foi totalmente implantada, mas já se buscam mudanças no setor, procurando mais
uma vez que os trabalhadores paguem a conta pelo mau planejamento e falta de
infraestrutura do setor.
Por fim desejamos que o Blog dos
Mercantes seja um espaço democrático e prazeroso àqueles que o acompanham,
assim como o é para o blogueiro escrevê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário