terça-feira, 13 de outubro de 2015

Diretoria reeleita no Sindmar

No último dia 05 de outubro a atual diretoria do Sindmar foi reeleita por aclamação, em assembléia realizada no 15º andar da sede do Sindicato na Av. Presidente Vargas, no Rio de Janeiro. A aclamação se deu devido a falta de chapas opositoras, já que a única chapa que chegou a se manifestar, retirou qualquer intenção de concorrer às eleições no Sindmar e acabou por empenhar seu apoio a atual diretoria.

Na assembléia, que foi presidida pelo CMT Álvaro José de Almeida Júnior, o reeleito Primeiro Presidente do Sindmar, Severino Almeida Filho, tomou da palavra e agradeceu o apoio da classe e, mais uma vez, reafirmou o compromisso de sua diretoria em lutar por uma Marinha Mercante mais forte e, principalmente, por mais empregos e melhores condições econômico-sociais para os Oficiais Mercantes brasileiros.

Na ocasião, Severino também fez uma rápida análise da crise político-econômica que assola a sociedade brasileira, e seus reflexos para a Marinha Mercante e os empregos para os Marítimos em geral, e os Oficiais Mercantes em particular.

Como já dissemos aqui no Blog dos Mercantes, a crise que nos atinge é real, mas também é uma criação dos setores mais conservadores de nossa sociedade, que disputa de forma acirrada a forma de organizaão político-econômica nacional, com setores mais progressistas. Na verdade é uma disputa entre um modelo subserviente a nações mais desenvolvidas, com outro, em que o Brasil irá desenvolver-se fortemente e buscará seu espaço entre essas nações mais desenvolvidas.

O que esse cenário significa para nós Marítimos? Aumento do desemprego, piora nas condições sócio-econômicas a bordo, e maiores dificuldades em nossas carreiras.

Diferente do que este blogueiro esperava, dessa vez a crise que atinge o país não será rápidamente contornada, para voltarmos a um ciclo de expansão. Na verdade o aprofundamento da crise indica que deveremos ter ainda um bom período de instabilidade, antes que as coisas comecem a melhorar novamente para os brasileiros, e especificamente para os Marítimos.

Mas juntos iremos superar esta situação, e iremos contribuir para que o Brasil ocupe um lugar entre os grandes. Coontamos com o Sindmar para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário