quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Debate do centro democrático

A Globo News promoveu em debate bastante interessante entre alguns pré-candidatos do chamado centro democrático. Mandetta (DEM), Ciro Gomes (PDET), e o Senador Alessandro Vieira (Cidadania - SE). Muito bom debate.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Quanto mais mexe, mais fede

Impressionante como quanto mais a CPI da Covid mexe nesse lodo, mais sobe o fedor da política pública que o irresponsável e genocida governo liderado por Jair Bolsonaro ajudou a promover. Ao menos é o que indicam os muitos depoimentos já concedidos à CPI da Covid. Mas esse que envolve a Prevent Sênior, empresa que tem na sua página de internet a seguinte frase de introdução, é duro de aceitar.

"A Prevent Senior é a operadora de saúde especialista em pessoas. E isso porque temos paixão pelo cuidar e sabemos que saúde é fundamental para realizar sonhos e desfrutar o melhor da vida."

A empresa oferece planos de saúde para todas as faixas etárias, mas parece ser especializada em pessoas com uma idade mais avançada, ou como eles chamam, "adultos +".

Quando o assunto é saúde para os mais vividos, lembre-se: a Prevent Senior é o primeiro e único plano de saúde pensado para o adulto+.

Mas apesar de ter a missão e o dever de zelar pela saúde de seus clientes, por motivos políticos e ideológicos tudo indica que a empresa pressionou médicos e funcionários a receitarem medicamentos comprovadamente ineficazes, de alto risco para a saúde, e até de levar a uma rápida morte prematura. Para completar esse quadro de horrores ainda obrigava médicos a trabalharem infectados por Covid, terapias ineficazes e proibidas, e misturava pacientes infectados pelo vírus com outros enfermos.

Mas investigar e levantar provas não servem de nada se não forem abertos os devidos processo legais, que levem os responsáveis por tais absurdos à cadeia, e a indenização de familiares e afetados pelos absurdos cometidos.

Quanto a salvar a empresa, aí é uma outra história. No caso das empreiteiras elas eram acusadas de corrupção, mas suas obras eram sólidas, ainda que superfaturadas. Então pode-se punir os gestores responsáveis pelos desvios e preservar a empresa, porque ela mesma não perde credibilidade em seus serviços.

Mas no caso de uma empresa de saúde que descumpre protocolos de saúde que deveria seguir, aí fica muito difícil salvá-la, porque a credibilidade da empresa fica fortemente abalada, ainda que os responsáveis pelos erros sejam punidos. 

Porque assim como você não contrata um empreiteiro para construir uma casa que desabe na sua cabeça, você também não contrata um plano de saúde que ao invés de te tratar te mate.

CPI: Plantonistas da Prevent falavam para pacientes que precisavam entregar 'kit Covid' para não serem demitidos, diz advogada

Por Marcela Mattos e Sara Resende, g1 e TV Globo — Brasília

 

A advogada Bruna Morato, representante de 12 advogados da Prevent Senior, disse que ouviu relatos de plantonistas dizendo a pacientes que eram obrigados a prescrever o "kit Covid", senão seriam demitidos.

"Chegou a um ponto tão lamentável, na minha opinião. Esse kit era composto por 8 itens. O plantonista dizia para o paciente: 'Preciso te dar. Se eu não der, sou demitido. Se você for tomar, toma só as vitaminas e proteínas. Os outros [medicamentos], além de não terem eficácia, são muito perigosos'", relatou Morato.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

A liquidação da Ceitec

O artigo abaixo é um pouco longo, mas vale muito a leitura. Nele fica claro os motivos de se destruir o tecido produtivo nacional e as estatais, e a resposta é muito simples: alguns poucos ganham muito dinheiro importando e vendendo para o governo produtos e serviços que, na maioria das vezes, são frequentemente de qualidade pior do aqueles que produziríamos em nosso país ou ofertamos com mão de obra nacional.

E envolvem muito dinheiro.

O famoso projeto SIVAN, implementado por Fernando Henrique Cardoso, é outro caso clássico. Nesse caso ainda teríamos a vantagem de passarmos a ser detentores da tecnoclogia que seria desenvolvida.

Já no caso dos chips da CEITEC a tecnologia já é nossa. O que não é nosso é o sentido de nação. E o fato de o valor final da estatal brasileira ser menor do que o do seu "concorrente" privado não contou, já que os interesses claramente não são os do país.

Todos esses movimentos irresponsáveis atrasam o país, e dão ganho a apenas algumas pouquíssimas pessoas. O Brasil precisa alijar essas pessoas da vida pública, porque não dá para termos um padrão de vida moderno com agronegócio e mineração.

Chip do passaporte: Brasil boicota tecnologia nacional e usa produto menos seguro sem licitação

Estatal alvo de Bolsonaro, Ceitec possui chip e software com certificação de segurança – que está prestes a ser perdida

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 

Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal com sede em Porto Alegre (RS), recebeu R$ 31 milhões para desenvolver um chip e um programa (software) que seriam usados nas capas dos passaportes brasileiros. Em 2012, a Casa da Moeda do Brasil (CMB) assinou um convênio de cooperação técnica sinalizando que a tecnologia projetada por essa empresa seria adquirida integralmente. Porém, isso nunca aconteceu.

Criada pelo ex-presidente Lula (PT) em 2008, a Ceitec foi colocada em liquidação pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido) em 2020. Em seu lugar, o fornecedor atual é a empresa privada Fedrigoni Brasil Papéis, que produz as capas e as fornece à CMB com um chip embutido, fabricado por uma terceirizada.





segunda-feira, 27 de setembro de 2021

300 milhões de Terras

Imaginem a possibilidade que temos de vida em 300 milhões de terras. Sim, essa é a previsão de ocorrência desses planetas apenas na Via Láctea. Isso se dá pela enormidade de nossa galáxia, que tem cerca de 400 bilhões de sóis. 

Se vamos conseguir entrar em contato com outras vidas, com outros sistemas solares, ou com se vamos conseguir colonizar outros sistemas solares é outra história, mas a probabilidade de que a vida não se desenvolva nesses outros sistemas, bem, essa probabilidade é muito baixa.

O quanto não muda na cabeça de quem consegue finalmente entender isso?

Via Láctea pode ter 300 milhões de planetas como a Terra

1 min de leitura

Estrelas amarelas, como o nosso Sol, são apenas 7% entre as mais de 400 bilhões que compõem a Via Láctea. Mas, nesse pequeno grupo das chamadas anãs G, mais da metade pode ter, orbitando ao seu redor, planetas habitáveis como a Terra – isso representaria cerca de 300 milhões com potencial de abrigar vida.

“Esta é a primeira vez que todas as peças foram colocadas juntas para fornecer uma medição confiável do número de planetas potencialmente habitáveis na galáxia. Esse é um termo-chave da Equação de Drake, usada para estimar o número de civilizações inteligentes. Nesse longo caminho, estamos um passo mais perto de descobrir se estamos sozinhos no cosmos”, disse o astrofísico Jeff Coughlin, pesquisador de exoplanetas do Instituto SETI e coautor do estudo publicado agora no The Astronomical Journal.




sábado, 25 de setembro de 2021

Elis Regina - O Bêbado e a Equilibrista

Composta por João Bosco e Aldir Blanc e gravada no disco Essa Mulher de Elis Regina, a música com fortes críticas ao regime ditatorial pelo qual passava o país, estourou como um dos marcos da resistência artística a esse período, quase ao nível de Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores de Geraldo Vandré.

E a interpretação de Elis era algo de memorável.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

500.000

Ontem o Blog dos Mercantes ultrapassou a marca de 500.000 acessos.

Agradeço a todos que nos visitaram em algum momento, e que deixa seu incentivo a continuar.

E que venham mais 500.000 acessos, deixando assim minha pequena contribuição no debate por um Brasil mais justo, mais forte, e mais humano.

Muito obrigado!

Mauro Benevides Filho volta ao Blog dos Mercantes

O Professor de Economia, Deputado Federal, e Secretário de Fazenda do Estado do Ceará deu outra ótima entrevista. A princípio pode parecer a mesma que deu para Mara Luquet, e que divulgamos na semana passada, mas não é. Ao jornal Valor Econômico Benevides abarcou mais pontos, foi mais claro em outros, e deixou claro que não há consenso na equipe econômica que assessora Ciro Gomes na economia, mas isso não chega a gerar atritos entre eles.





quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Ciro Gomes no Parlatorio SA

Após as manifestações do último domingo, Ciro Gomes foi sabatinado no Parlatorio SA. O movimento é formado por juristas, economistas, empresários, militares, políticos, todos muito bem sucedidos em suas áreas, que reuniram para debater e buscar caminhos para o Brasil.

O próprio Ciro diz durante o programa que a maioria deve gostar do Dória, como já gostaram do Alkimim. Mas o próprio Ciro rebate que a questão não é nome, mas modelo, porque quanto mais eles aprofundam essas reformas "liberais" que eles defendem, mais o país afunda.

São mais de 2h40 de sabatina, mas vale a pena assistir. Diferente de uns e outros, as ideias não mudam de acordo com o ambiente, ainda que os temos usados possam ser mais rebuscados, a essência do pensamento é o mesmo.

E como vocês podem ver, os donos do canal desativaram a reprodução em outros meios, então vai lá no youtube e dá uma olhada. Vale a pena.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Uma lista de mentiras na ONU

Entendo que Bolsonaro falou somente para sua trupe, mas a verdade é que ele apenas listou uma série de mentiras, de deturpações, de alucinações. A inflação é galopante no país, principalmente nos alimentos, e ele diz que abaixou o preço dos alimentos. Mas essa é só uma delas. Não a toa já foi duramente criticado por jornais estrangeiros, afinal de contas, a imprensa internacional não é a trupe alucinada que segue o "Minto".

Mas além das mentiras em série, mais uma vez tentou jogar nos outros a responsabilidade que é dele, quando pede créditos de carbono.

E voltou a acenar para os mais conservadores, ao falar de família tradicional e liberdade de culto.

Um dos melhores destinos para investimento dele teve várias multinacionais desinvestindo, como Sony, Ford, e Mecedes Benz, entre outras. Não temos notícia da entrada de nenhuma.

Mas isso foi apenas uma parte. A fala foi uma sucessão de mentiras, distorções e meias-verdades.

Seria lamentável e vergonhoso, não fosse tão trágico, principalmente para o Brasil, mas em alguns pontos para o mundo todo, como quando fala do meio ambiente.



terça-feira, 21 de setembro de 2021

Racismo

Claro que demanda investigação, claro que demanda alguma prova, nem que seja testemunhal, mas por si só a denúncia traz a tona um fato que costuma acontecer em áreas mais nobres das cidades brasileiras: o racismo.

O que eu acho não importa muito, mas realmente é estranho que uma delegada de polícia se submetesse a fazer uma falsa denúncia, salvo se quisesse buscar colocar luz sobre um problema social que é varrido constantemente para debaixo do tapete no Brasil. Isso explicaria o fato, mas não o justificaria, só que quando lemos a notícia no Diário do Nordeste vemos que dificilmente isso foi apenas uma jogada para trazer luz ao problema.

E agora não é "achismo", mas absoluta certeza: tanto quanto se deu visibilidade à denúncia, deveriam dar publicidade ao resultado das investigações. Porque mais do que denunciar crimes, é preciso que se dê o resultado das apurações, e também das ações de punição e correção.

Racismo não é apenas o crime contra um indivíduo, é um crime social, que precisa ser combatido com toda a rigidez, seriedade e transparência.

Vítima de racismo em loja de Fortaleza é delegada da Polícia Civil do Ceará

Ana Paula Barroso teria sido barrada por funcionário sob alegação de 'questões de segurança'



domingo, 19 de setembro de 2021

O sol cria água?

As novas descobertas dos cientistas sobre as "engrenagens" que movem o Sistema Solar são muito interessantes e importantes. O fato de o Sol, através dos ventos solares conseguir criar água no espaço abre campo para muitas outras pesquisas por vida, e para a busca de muitas outras explicações sobre a existência de água em outros planetas e satélites do Sistema.

Também abre espaço para a busca de outras explicações para a vida na terra.

Quanto a questão de que somos seres do espaço, porque seríamos fruto de partículas vindas do espaço, basta lembrarmos que a Terra mesma se formou dessas partículas, ou melhor, da nuvem primordial que deu origem a todo o Sistema Solar. Então desde o início somos seres do espaço.

Impressionante: descoberta mostra que o Sol cria água através de seus ventos solares

vento solar pode formar água na poeira interplanetária, acrescentando ainda mais ingredientes para a "sopa primordial" que deu origem à vida na Terra, dizem cientistas.

Na Terra, há vida em praticamente todo lugar que tenha água. Pesquisas anteriores sugerem que grande parte dessa água tenha vindo parar na Terra através dos cometas, quando o nosso planeta era bombardeado constantemente há bilhões de anos. Agora, os cientistas sugerem que existe outra fonte de água no espaço, e quando dizem "espaço", eles querem dizer o meio interplanetário. O fluxo contínuo de partículas carregadas do Sol, o vento solar, pode ser responsável por grande parte dessa água...



sábado, 18 de setembro de 2021

Chico Buarque - "O Casamento Dos Pequenos Burgueses" - Ópera Do Malandro...

O musical A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, tem várias músicas excelentes e que fizeram enorme sucesso na época, como as conhecidas Folhetim, e Geni e o Zepelim. Mas o Casamento Dos Pequenos Burgueses não foi assim tão tocada, só que para mim ela é um dos pontos altos da crítica de Chico, e magistralmente interpretada no disco tanto por Chico Buarque, quanto por Marlene, sua companheira na música. E olha que não acho Chico um grande intérprete, mas aqui ele soube dar exatamente o tom da canatrice que a música descreve. Ou seria amor?

Seja o que for o tom da crítica é inegável.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Não haverá impeachment

Dificilmente haverá impeachment do (des)Governo Bolsonaro. Apesar de ser um desastre em todos os sentidos para a imensa maioria da população, três coisas contribuem decisivamente para isso. O primeiro é que a população está cansada das ruas. São muitos anos brigando por melhorias, e as coisas só pioram. Para isso houve muita manipulação nos gabinetes de Brasília, mas também houve uma análise rasteira por parte da população, cansada também de promessas vazias, e em busca de um salvador da pátria.

O segundo ponto que impede a abertura do processo de impeachment é o apoio que Bolsonaro tem na Câmara dos Deputados. Apesar de não ser maioria, Bolsonaro tem mais de 1/3 dos Deputados, e isso impede o início do processo. Claro que esse número de Deputados não vem apenas de um fundo ideológico. Boa parte deles vem das benesses concedidas pelo (des)Governo, como o tal "orçamento secreto", a distribuição de dinheiro via emendas parlamentares aos apoiadores do (des)Governo, e a distribuição de cargos a vários deles, que há pouco tempo assumiram inclusive a Casa Civil, ou seja a articulação política com intromissão forte no setor orçamentário do próprio (des)Governo.

Por último, mas não menos importante, a nossa elite econômica não que o impeachment. Nossa elite quer trocar o líder do (des)Governo de momento, mas só isso. Bolsonaro é ruim, é grosseiro, é agressivo, atende interesses combatidos internacionalmente pelo mundo "civilizado", mas ele também está atendendo plenamente os interesses dessa elite através da destruição do Estado promovida por Paulo Guedes. Não são os desmatadores e garimpeiros ilegais que compram as empresas e ações "doadas" por Guedes. Esses são potenciais capitalistas, que podem ou não se firmar como tal. Quem adquire essas benesses são a elite econômica já estabelecida, que atua no deturpado mercado financeiro brasileiro, que atua como cassino do ganha-ganha, porque eventuais prejuízos desse grandes capitais são prontamente resolvidos pelo (des)Governo. Então nossa elite econômica que colocar alguém mais "cheirosinho", mas não quer mudar o modelo. Por que então impeachment?

Existem outros, mas esses 3 pontos são suficientes e fundamentais para que o impeachment não ocorra. A ausência de um único deles poderá ser suficiente para que o processo tenha início, mas para isso algo a mais tem que acontecer. Já vimos que uma tentativa malfadada de aplicação de um golpe de estado também não será suficiente para isso, só que o tempo hábil para que o processo corra se extingue. 

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Ótima entrevista de Mauro Benevides Filho a Mara Luquet

Já tive vídeos publicados no Blog dos Mercantes retirados com a alegação dos direitos autorais. O Blog dos Mercantes não é monetizado, e o Blogueiro não ganha nada além de apenas tentar dar uma pequena contribuição ao debate político no Brasil. O My News é um canal profissional do Youtube, vem crescendo e merecidamente. O vídeo abaixo é de lá, e vale a pena ser visto, assim como outros do canal. Se você tiver tempo dê uma passada por lá. Tem muita coisa boa, mas nem tudo. Assim como aqui também, nem tudo que você ler ou escutar vai concordar.

E espero que o My News não retire o vídeo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Nesse circo o domador virou palhaço

O Governador de São Paulo, João Dória, já havia iniciado a tática de ridicularizar as declarações, os ataques e as ações do Presidente Jair Bolsonaro. Quem agora vem tomando o mesmo caminho é Rodrigo Maia, ex-Presidente da Câmara dos Deputados.

Isso dá clara mostra do desgaste político sofrido pelo Presidente da República, que já não tem mais nenhuma condição de goverrnar, já não tem mais o respeito de outros políticos e autoridades da República, e não tem mais a menor autoridade frente a amplos setores da sociedade.

Se governo acabou, mas ele ainda pode fazer mal ao país. É hora de Jair Bolsonaro deixar a Presidência da República.

O Presidente da Câmara dos Deputados precisa ser pressionado por todos aqueles que são a favor do impeachment para que dê andamento ao processo.





terça-feira, 14 de setembro de 2021

Isso é muito sério

Antes de tudo vamos fazer a ressalva de que me baseio em informações divulgadas pela imprensa, e essas informações não são provas, muito menos podem ser utilizadas para condenar ninguém, mas elas dão fortes indícios dos movimentos ocorridos nos bastidores, como o dão dos fatos públicos.

Apesar de ter sido tratado bastante superficialmente por muitos, tudo indica que realmente houve uma tentativa de golpe por parte de Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Os acontecimentos narrados por Fernando Horta, Gustavo Conde, Reinaldo Azevedo, Malu Gaspar, e alguns outros jornalistas dão o tom do que ocorreu nos dias 6 e 7 de setembro passados, e nos dias que o antecederam.

Foi clara a tentativa de desestabilização política do país por parte do próprio Presidente da República e muitos de seus subordinados. Ainda que na minha visão esse golpe teria curta duração e seria rapidamente debelado por forças legalistas. Bem, ele foi debelado por essas forças antes mesmo de acontecer.

Mas apesar de debelado precocemente, ou se tivesse sido exitoso, e tivesse sido debelado depois, o fato é que o Presidente e vários de seus apoiadores tomaram ações que visavam a aplicação do golpe. Essas ações são criminosas e gravíssimas, e não podem ficar sem uma resposta séria da sociedade. Uma investigação séria precisa ser aberta sobre os fatos que antecederam a tentativa, e os ocorridos durante a fracassada tentativa dos dias 6 e 7, e os envolvidos precisam ser exemplarmente punidos.

Quanto ao processo de impeachment, e também de julgamento por crimes comuns contra o Presidente da República devem ser iniciados imediatamente, assim como daqueles colaboradores contra os quais já existem provas coletadas.

Bolsonaro não parou e não parará. O país não pode mais viver sob essa absurda ameaça que paira sobre a democracia e qualquer chance de desenvolvimento e construção de uma nação.


quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Os protestos convocados por Jair Bolsonaro serviram para mobilizar a classe política para o impeachment. Bolsonaro se expôs sem filtro ao país, dissipando qualquer dúvida sobre suas intenções golpistas e messiânicas. Na tarde de 7 de setembro, as redações já operavam incrédulas diante do mergulho suicida de um presidente disposto a tudo.

 

Mas os acontecimentos foram mais complexos do que isto. Houve uma tentativa clássica de golpe frustrada pela Suprema Corte em madrugada de altíssima tensão. 

 

Aos fatos e perguntas prévias.

O que teria dado errado para que Bolsonaro não concretizasse seu tão sonhado golpe? O que efetivamente aconteceu para que os planos golpistas fossem frustrados? Seria apenas um erro de cálculo de Bolsonaro? Seria o fato de o Brasil ter "instituições fortes"?





segunda-feira, 13 de setembro de 2021

As manifestações de 12 de setembro

Ontem as principais cidades do país tiveram manifestações convocadas pelo MBL e pelo movimento Vem Pra Rua em favor da deposição do Presidente Jair Bolsonaro. Sinto um ar de desalento por parte da imprensa sobre a quantidade de pessoas que atenderam ao chamado em se manifestar. Na minha opinião o saldo foi positivo e não foi. Primeiro foi positivo porque as manifestações permitiram mostrar mobilizações que, no geral, foram maiores que as de Bolsonaro, ainda que dispersas pelo país, enquanto as de Bolsonaro foram concentradas em 3 cidades.

Mas as manifestações tiveram um saldo que não foi positivo, porque foram boicotadas por dois partidos que dizem ser contra o atual governo, e dizem apoiar o impeachment do atual Presidente da República.

O saldo disso tudo é que ficou claro que o MBL e o Vem Pra Rua perderam capacidade de mobilização popular, já que claramente as ruas estavam tomadas basicamente por alguns partidos políticos que buscam quebrar a polarização Lula-Bolsonaro. Isso aconteceu justamente pelo boicote dos dois partidos que se recusaram a participar das manifestações porque essas foram convocadas por "golpistas". Ora, o principal desses dois partidos vive se reunindo com golpistas, subiu no palanque com os golpistas nas duas últimas eleições pós-golpe, e vem buscando aliança com os mesmos golpistas novamente.

Com o esvaziamento das manifestações promovidas por esses dois partidos, a queda do poder de mobilização do MBL e Vem Pra Rua, a tomada do ato pelos outros partidos, e a repercussão que o ato alcançou em termos de projeção, o ato acabou por ser exitoso. Não pela assistência, que ficou aquém do que poderia, por motivos que já comentamos, além de um certo cansaço do brasileiro em ocupar as ruas, os tempos de pandemia que ainda permanecem, entre outras situações. Mas foi exitoso porque embora aquém do que poderia ter sido, ele levou muita gente às ruas, mesmo sem ter tido os "incentivos" que as do dia 7 de setembro tiveram, e elas deram o tom, sem os "incidentes" que as últimas convocações desse tipo tiveram.

Uma opção à polarização boçal entre o ruim e o pior parece estar se consolidando.

domingo, 12 de setembro de 2021

A patética nota presidencial

Hoje não falaremos de algo interessante da ciência, porque temos coisa mais urgente a comentar.

Dois dias após as manifestações ocorridas em 06 e 07 de setembro, e que segundo alguns houve uma tentativa de golpe por parte de Jair Bolsonaro (tratarei disso em outro post), o site oficial do Palácio do Planalto divulgou a nota transcrita abaixo. Houve a interferência do ex-Presidente Michel Temer, que inclusive redigiu a nota, e intermediou conversas entre o Presidente da República e o Ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A nota em si é uma sucessão de mentiras, onde Bolsonaro afirma dizer que não fez o que publicamente fez. 

Entendamos:

No primeiro parágrafo não foram poucas as vezes em que atacou os outros poderes, que criou discórdias desnecessárias, e que afirmou que iria intervir nos mesmos. Nesse parágrafo ele desmente tudo isso.

No segundo ele fala de discordâncias de posição quanto a decisões de Alexandre de Moraes no inquérito das fakenews. Desde quando as ações e declarações adotadas por ele são forma de se opor a decisões de um Ministro do STF?

No terceiro parágrafo ele fala de quem? O único que está esticando corda desde o momento em que assumiu a cadeira da Presidência é o próprio Presidente, que busca criar condições para uma intervenção militar. É a única coisa que pensa, é pelo único objetivo que trabalha.

No quarto fala de calor do momento. Ora, um Presidente não pode perder o controle no calor do momento, além de que esses momentos sempre foram controlados, ou seja, ele sabia que ia estar nesses locais, e que iria falar às pessoas. Em nenhum momento foi pego de surpresa.

No quinto fala de "naturais divergências", sem que defina o que tem de divergente a defesa de crimes previstos em Lei. Fora que as "naturais divergências" dele ultrapassam em muito o limite do razoável, e se situam facilmente no âmbito de crimes. Defender intervenção militar, assassinatos, deposições violentas, etc, são todos crimes, e ultrapassam muito o limite de divergir e criticar.

No sexto fala em resolver essas questões dentro do "campo de jogo" dos tribunais. Sim, esse é o ambiente onde um embate jurídico deve ser mantido. Esperemos apenas que seus advogados baseiem suas alegações nas Leis e Constituição, e não na bíblia. Lei e Constituição são o que baseiam e norteiam os embates jurídicos, enquanto a bíblia baseia e norteia religiões, aqueles que creem nesses valores, mas desde que esses valores não firam as Leis e a Constituição. 

No sétimo ele volta a mentir descaradamente, já que reitera um respeito às Instituições que ele jamais teve, jamais demonstrou.

No oitavo dá uma definição de democracia em que o único que jamais a seguiu foi ele mesmo. Ele, e seu governo, foi o único que jamais quis ou tentou trabalhar junto com os outros poderes em favor do povo, e reiteradamente desrespeitou a Constituição.

No nono fala que sempre teve disposto a manter diálogo. Mentira. Ele sempre ameaçou e buscou impor de forma agressiva, atabalhoada, e truculenta os seus interesses próprios.

No décimo fala que alinha com os princípios e valores do povo brasileiro, e que conduz o Brasil de acordo com eles. Mais uma vez é uma tosca mentira baseada na inversão de fatos. Ele conduz o país de acordo com seus interesses próprios, e com os valores de uma minoria da população.

Para completar vai minha percepção pessoal. O recuo de Bolsonaro foi mais uma vez tático, e vem na ideia de mais uma vez tentar evitar um processo de impeachment. Mas ele dessa vez foi longe demais. Falamos aqui no Blog (outros também falaram), que a cada novo ataque e retorno ele ia miais longe no próximo, e nos últimos dia 06 e 07 ele voltou a avançar em sua tentativa de autogolpe. 

Ele tentará de novo, e já começou, desrespeitando a nota emitida por ele mesmo, e voltando a atacar o STF e a tentar mais uma vez criar condições para uma intervenção militar. 

Mas ele não conseguiu ainda entender que a cada vez que ele recua, ele desagrada e decepciona seus seguidores, diminuindo sua base de apoio, e inviabilizando seus próprios planos.

Só que isso precisa precisa ser parado, porque o Brasil está em crise desde 2014, quando alguns irresponsáveis se negaram a aceitar o resultado das eleições, trabalharam por um golpe branco, aplicaram, e colocaram em marcha a cisão do país que já havia sido iniciada por quem governava.

Essa sanha precisa ser terminada. Se impeachment não é remédio para governo ruim, ele o é para governo criminoso. E esse governo é criminoso.

Que hoje as ruas demonstrem isso, e o Presidente da Câmara dê andamento a um dos mais de 100 pedidos de impeachment que entulham sua mesa. Alguns são mais bem embasados que outros, então escolha um dos melhores e inicie o processo.

Lembrando que durante a vigência do atual mandato Presidencial nenhum dos pedidos de impeachment caduca, mas findo os mandatos todos eles são automaticamente extintos, estejam ou não correndo.


Nota Oficial - Presidente Jair Bolsonaro - 09/09/2021

Publicado em 09/09/2021 16h25 Atualizado em 09/09/2021 18h03

Declaração à Nação

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

 

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro

Presidente da República Federativa do Brasil

sábado, 11 de setembro de 2021

GILBERTO GIL: REFAZENDA

Como eu disse, mudança de rumo. Refazenda é um grande sucesso de Gil, de 1975, e que até hoje, vira e mexe, toca nas rádios do mundo. É bom ou não é?

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O líder desconhecido

E apareceu um líder caminhoneiro que não lidera ninguém, e que nem ao menos é conhecido entre os líderes de trabalhadores e proprietários do setor. O tal de "Zé Trovão" vem defendendo a quebra da estabilidade institucional do país, e chamou trabalhadores do setor para os atos programados pelo Presidente Bolsonaro e seus seguidores para o dia 07/09.

Como eu disse, ele é um líder que ninguém conhece, e não se sabe sequer se ele é realmente caminhoneiro. Bem, ao menos algumas pessoas do setor devem conhecê-lo, mas ninguém ligado aos sindicatos de trabalhadores ou patronais.

Só que a internet tornou muito fácil aos incapazes de virarem políticos de nichos. Você começa a gravar vídeos atacando as instituições, mesmo que criminosamente, diz que vai quebrar com tudo que está aí em nome de um bem maior, consegue uma ligação espúria para impulsionar os seus vídeos e, TCHARAMMM! Pronto, você virou uma liderança política.

Antes das manifestações de 07/09 o grande "Zé Trovão" estava foragido (a última informação é que ele está no México, como chegou lá?, já que havia um mandato de prisão contra ele, e após as manifestações já cometeu ao menos mais dois crimes. O primeiro é o de estar foragido, o segundo é o de ter voltado a publicar vídeos afrontando o STF e outras instituições. Caso tenha participado realmente das manifestações da última terça-feira terá cometido ao menos mais dois crimes, que é o de participar do próprio movimento, e de voltar a defender a quebra do regime democrático, institucional e constitucional do país.

Se não botarem na cadeia e jogarem a chave fora, esse é mais um que daqui a pouco vai aparecer numa câmara qualquer, provavelmente a Federal.

Não é que eu só pense em prender pessoas, mas não se constrói uma liderança assim, ou seja, pelo cometimento de crimes, e apoiada por forças estranhas e difusas. A democracia precisa se proteger, e uma das formas que ela tem é dissuadindo os que já tentaram de continuarem, e os que ainda não o fizeram de tentarem. O método é, principalmente, a educação, mas isso é a longo prazo. A curto prazo é dando a oportunidade de essas pessoas pensarem no que estão fazendo.

E se você não acredita em mim, pois saiba que já temos vídeos rolando nas redes sociais pedindo por perdão a Zé Trovão e que ele seja candidato nas próximas eleições.

Isso é Brasil, mas o Brasil precisa mudar. Que sirva de lição.

A gente não conhece esse Zé Trovão', diz líder caminhoneiro

Apesar de se apresentar como caminhoneiro e falar aos motoristas em seguidos vídeos que circulam no WhatsApp para convocação às manifestações de 7 de setembro, Marcos Antonio Pereira Gomes, o Zé Trovão, é desconhecido de líderes da categoria. Ele teve prisão preventiva pedida ontem pela Procuradoria-Geral da República e autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

"Essa pessoa fez vídeo dentro de um caminhão, mas a gente não sabe se ele é caminhoneiro ou proprietário. A gente não conhece", disse à coluna Plinio Dias, presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC). "E olha que estou no ramo há 22 anos. Essa figura apareceu de paraquedas".

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Sabem o que aconteceu em 07/09?

Vou fazer um resumo do que aconteceu em 07 de setembro: nada.

O Presidente conseguiu até fazer algumas aglomerações consideráveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Verdade que o Rio é o berço do bolsonarismo, e até por isso se poderia esperar que uma aglomeração maior ocorresse, mas São Paulo e Brasília não, então como conseguiram juntar tanta gente (e nem eram tantas assim, se compararmos com outras manifestações dos últimos 10 anos)? A resposta a isso é muito simples: foram fretados ônibus, os manifestantes receberam alimentação, e foram levados a Brasília e São Paulo. Mas tirando essas 3 capitais, o resto do país esteve bastante tranquilo. Isso mostra que o apoio ao delírio golpista do Minto é bastante frágil, ainda que exista um pequeno núcleo duro que permanece coeso.

Nos dois discursos proferidos pelo Minto, uma série de crimes de responsabilidade, e até comuns, voltaram a ser cometidos pelo líder máximo do bolsonarismo. Bobagens (mas criminosas) foram repetidas, como a história de que não foge, não vai preso e só resta a vitória, ou de que o STF não o deixa governar, ou de que está convocando o Conselho de Defesa Nacional, e que aquilo era um ultimato, que está armando um golpe, etc.

Mas não foram só arroubos de "besteirol" o que vimos ontem. Apesar de ter juntado uma boa quantidade de pessoas nas 3 principais capitais do país, e em outras partes ter sido completamente apagado, a manifestação de ontem mostrou que há capacidade de mobilização do movimento bolsonarista. Mostrou também que é um movimento que se restringe cada vez mais ao seu mínimo, e que eleitoralmente isso é muito maior do que o apoio realmente efetivo que tem, o que mostra que há espaço para que Bolsonaro caia ainda mais eleitoralmente.

Por último o Minto prometeu um golpe, e entregou apenas mais do mesmo, ou seja, mais mentiras, mais bravatas, mais ataques gratuitos ao STF, e mais crimes, tanto de responsabilidade, como comuns. Claro que os fanáticos irão ver tal entrega como o ato de um grande estadista, mas a verdade é que isso não passa de devaneios de um lunático.

Cada vez mais fica claro que não há clima para golpe, que não há condições para golpe, e que ainda que o apoio ao Minto dentro das FFAA permaneça alto (principalmente nas patentes mais baixas) esse apoio é minoritário, e as FFAA não embarcarão numa aventura golpista. Mesmo nas polícias militares esse apoio existe, é maior, mas tende a se reduzir também.

Isso não quer dizer que, no frigir dos ovos, o Minto não tente um golpe, mas isso não significa que consiga, e muito menos que possa mantê-lo.

Só que tudo isso também deixa claro que o Brasil precisa rever seus dispositivos de segurança do processo democrático, e para isso é necessário rever algumas posições, e algumas dispositivos em nossas instituições deverão ser mudados, sem que se mude o espírito delas. A democracia precisa se defender melhor de ataques, sem deixar de ser democracia.


terça-feira, 7 de setembro de 2021

E chegamos ao dia 07/09/2021

Hoje é o grande dia! Hoje Bolsonaro prometeu tomar as ruas de todo o país com muitos milhões de fanáticos seguidores, que irão defender a tomada do poder pelas FFAA (já não estão lá?), a volta do AI-5, os fechamentos do STF e das Casas Legislativas, o direito (divino?) do "Minto" governar como primeiro de sua linhagem "Míntica", o direito ao genocídio para purificação da raça e controle do desemprego e das contas públicas, provavelmente o retorno da escravidão, dos açoites em praça pública, e outras excrescências do gênero.

Já aparecem denúncias de que foram alugados ônibus para levarem "manifestantes" de outros estados para São Paulo, de forma a encher a Av. Paulista, o grande objetivo do movimento liderado e promovido pelo "Minto".

Cabe uma pergunta aqui: quem paga pela brincadeira dessa turma?

E cabe uma constatação: mesmo que consigam encher a Av. Paulista, isso esvaziará de vez o movimento em outras cidades do país. O que deixa claro que, mesmo a militância bolsonarista, tão ativa nas redes sociais, não é grande o suficiente para sustentar um movimento forte em mais de uma capital brasileira. Claro, nas redes sociais temos os robôs, e ali fica mais fácil parecer haver um grande apoio. Mas robôs não vão para as ruas, no máximo conseguem divulgar o besteirol do Minto e sua Trupe.

Estou curioso para ver em que esse movimento tão massivo vai dar.

Amanhã ou sexta comento o resultado.

A propósito, toda esse apoio do "Minto" a essas manifestações, e sua reiterada participação nelas constituem crime de responsabilidade também, e no frigir dos ovos também podem ser enquadradas como crimes comuns.

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Isso não é liberdade de expressão

A herdeira de Sílvio Santos, e o apresentador de programas sensacionalistas de péssimo gosto serão processados pelo Estado de São Paulo. O motivo foram os ataques ao movimento LGBTQIA+ perpetrados por ambos durante a apresentação de seus programas de televisão.

Entenda, você não é obrigado a gostar de nada nem de ninguém, mas você tem a obrigação de respeitar os outros. Respeitar os outros não é uma questão de opinião, é uma questão de obrigação.

Engraçado que isso ocorre justamente na sequência de Lula, o ex-Presidente e pré-candidato ao mesmo cargo pelo PT , ter se encontrado com um pastor homofóbico, que defende a "cura gay", e que faz ataques recorrentes à comunidade LGBTQIA+. Os ataques eram respaldados na "liberdade religiosa", e agora num cargo de Deputado. Quando confrontado por Linn da Quebrada Lula tentou se justificar aludindo a um preconceito que o movimento teria em relação ao pastor (mais uma de Lula).

Liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas sim relativo. Ele termina na esfera do bom-senso e da ética no momento em que não agride os outros, e no da esfera legal quando se mantém dentro dos limites das Leis. Em ambos os casos esses limites foram extrapolados nas duas esferas.

A decisão da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo está certíssima, e não se aplicará somente aos dois famosos, mas irá se extender a dois vereadores do interior do estado, que também fizeram pronunciamentos homofóbicos.

Ninguém é obrigado a gostar de ninguém nem de nada, mas isso não dá o direito de atacar os outros, seja fisicamente, seja por palavras e posturas.

Que sabor: Governo Doria vai processar Patricia Abravanel e Sikeira Jr por LGBTQIA+fobia

A Secretaria da Justiça de São Paulo irá abrir processos administrativos contra os apresentadores Sikêra Júnior e Patricia Abravanel por LGBTQIA+fobia. Suas respectivas emissoras, Rede TV! e SBT, também serão citadas. A intimação para uma audiência de conciliação, mediada pelo Tribunal de Justiça de SP, deve ser publicada nos próximos dias.

NO ATAQUE
Em junho deste ano, durante a transmissão do programa Alerta Nacional, Sikêra Júnior se referiu a homossexuais como “raça desgraçada”. No mesmo mês, Patricia Abravanel afirmou que o segmento tem que compreender quem não o respeita. “O que vou falar para o meu filho? Como falar?”, disse a filha de Silvio Santos, que também debochou da sigla LGBTQIA+




domingo, 5 de setembro de 2021

A expansão do universo

Achei interessante a observação dos três físicos, que por sinal ganharam o prêmio Nobel, de que o universo se expande de maneira acelerada, e mais, acelerando, já que poderíamos imaginar que a gravidade faria com que ele desacelerasse e se contraísse, criando assim a base teórica para infinitos Big Bangs. 

Bem, para explicar essa aceleração foi criada a teoria da energia escura, que faz justamente com que a física newtoniana não possa ser aplicada a todo o universo. Bem, a Teoria da Relatividade já havia colocado por terra essa aplicação newtoniana.

Mas se ele acelera o afastamento, como irá se contrair depois?

Essa é uma pergunta, e muitas mais podem ser feitas. Mas isso levando em conta que a Teoria do Big Bang é correta, mas mesmo essa teoria já é contestada.

E isso porque estamos extremamente avançados em nossa ciência. Só que ainda temos muita coisa a descobrir.

Como sabemos que o universo está se expandindo?

Por , em 6.10.2011

O Prêmio Nobel de Física de 2011 foi atribuído conjuntamente a três cientistas que descobriram que a expansão do universo está acontecendo de maneira acelerada. Esse fenômeno é atribuído a uma força misteriosa chamada de energia escura. E como é que os cientistas descobriram isso?

Desde os anos 90, os vencedores do Nobel, os físicos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, estudam as supernovas do tipo Ia – as violentas explosões resultantes da morte de estrelas anãs brancas.



sábado, 4 de setembro de 2021

Within Temptation - Faster (Videoclip)

Grande música do Within Temptation e grande interpretação de Sharon den Adel. E semana que vem daremos uma saída do Rock N'Roll, e passearemos por outros gêneros musicais.


sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Seria cômico, não fosse trágico

Algumas situações que acontecem no Brasil passam do limite do aceitável. Entende-se que haja corrupção na PM, como entende-se que haja corrupção em qualquer lugar, porque infelizmente isso é algo intrínseco à humanidade, e quanto mais atrasada é a parcela da humanidade, mais corrupta ela é. 

Mas convenhamos, quando um quartel da PM se torna depósito de drogas e armas ilegais de forma absolutamente obscura é porque a coisa já passou de qualquer limite do aceitável.

Legal que a ação da corregedoria da corporação paulista agiu e apreendeu essas drogas e armas, mas também tem que investigar, indicar e indiciar os responsáveis por isso. A PM existe para coibir o crime, não para cometê-lo.

Corregedoria faz apreensão de drogas dentro de batalhão da Polícia Militar no litoral de SP

Cães farejadores teriam sentido o cheiro dos entorpecentes próximo a um armário sem identificação, no corredor de acesso aos alojamentos do Batalhão em Santos.

Por G1 Santos

 

A Corregedoria da Polícia Militar apreendeu mais de 10 kg de drogas no 2º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) de Santos, no litoral paulista, nesta terça-feira (10). A informação foi confirmada pela comunicação do Batalhão da PM.

Segundo informações obtidas pelo G1, a operação aconteceu no prédio em que também funciona a Sede do 6º Comando do Policiamento do Interior (CPI-6) localizado na Ponta da Praia. As equipes contaram com apoio de dois cães farejadores do 5º Batalhão Policial de Choque. Os animais teriam sentido o cheiro próximo a um armário sem identificação no corredor de acesso aos alojamentos.


quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Entenda porque o Brasil não transforma ciência em dinheiro

O jornalista Fausto Oliveira faz uma boa síntese do motivo pelo qual o Brasil não transforma sua tecnologia de ponta em tecnologia, produtos, e dinheiro. O motivo é simples: não temos indústrias.

Mas apesar disso vale muito a pena ver o vídeo, porque nos dá uma noção de como o Brasil abre mão de ser líder em muitas áreas, em prol de um rentismo destrutivo.


quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Então porque vai privatizar?

Martha Seillier, secretária especial do PPI, afirmou que os correios serão privatizados por um valor abaixo de seus ativos, ou seja abaixo do valo rde seus imóveis, que já estão subavaliados devido a pandemia. A justificativa é de que a empresa terá que pagar alguns impostos (que o correio público não paga), e que terá que manter a entrega de cartas e encomendas em todo o Brasil por 5 anos. Para completar ela é uma futuróloga, cartomante, ou o que você quiser chamar, porque afirma que a ECT dará prejuízo em poucos anos, claro, sem nenhuma base para isso.

Ora, e depois? Se vai dar prejuízo esse prejuízo vai acontecer qualquer que seja o dono, porque as desculpas de ter que fazer licitação e obrigações legais não colam. Vai ser a solução que o Vice Mourão sugeriu, e que já foi usada para os aeroportos do interior do país? Ou seja, o Governo vai criar uma outra estatal, totalmente subsidiada pelo tesouro, para atender os rincões do país aonde a empresa privatizada não quiser ir?

Por que vamos abrir mão da possibilidade do subsídio cruzado, como faz a ECT, e fazia a própria Infraero, para que alguns investidores tenham lucro, enquanto nós, que efetivamente pagamos impostos tenhamos que subsidiar uma empresa, esta sim deficitária já de saída?

Engole essa baboseira quem quer.

Correios vão a leilão por um 'valorzinho', diz secretária de privatização

Filipe Andretta

Do UOL, em São Paulo

28/08/2021 04h00

Os Correios serão colocados à venda por um valor simbólico, sem objetivo de fazer caixa para o governo, afirmou Martha Seillier, secretária especial do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) —pasta responsável pelas privatizações, ligada ao Ministério da Economia.

Em entrevista ao UOL, Seillier afirmou que o preço mínimo será muito menor do que o valor dos ativos da empresa, porque o comprador levará em conta os custos que terá de assumir. Além da obrigação de manter o serviço de cartas e correspondências em todo o Brasil, a empresa privatizada passará a pagar impostos que hoje a estatal não paga. "Essa é a conta que estamos fazendo. Vai sobrar um valorzinho, vamos dizer assim, que é o quanto a gente vai pedir no leilão", disse.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/28/martha-seillier-correios-privatizacao-ppi-leilao.htm?cmpid=copiaecola