terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Tio Sam rachado

Sim, é exatamente isso o que mostra a crise da fronteira entre os Estados Unidos e o México nas entradas pelo Texas. Sim, porque o afrouxamento na fronteira promovida pelo governo Biden desagradou muito uma boa parte da população americana e tem levado a uma queda acentuada da popularidade do democrata, além de ter rachado o país no meio. Pois é, se contarmos o próprio Texas temos 26 estados contra o atual governo central, e 24 "a favor". E estas aspas estão aí pelo simples fato de que não se posicionar explicitamente contra não significa necessariamente ser a favor de algo.

Mas a crise de imigração é um dos problemas que os Estados Unidos enfrentam nesse momento, e apenas extrapolam uma série de outros problemas que levam os americanos a terem sua maior cisão desde a Guerra de Secessão na segunda metade do Séc. XIX. Problemas como subemprego generalizado, baixos salários, falta de opções de saúde, degradação do nível de vida, uma "epidemia" incontrolável" de uso de drogas pesadas, degradação sensível do famoso "american way of life", tudo isso e mais algumas situações levam a uma cisão brutal entre os que se beneficiam da degradação da América e daqueles que pagam por esses benefícios.

Com todo esse quadro não é a toa que muitos analistas geopolíticos apontam para uma possível "Gerra de Secessão II", ou mesmo uma saída de alguns estados importantíssimos da Federação Americana, entre eles a Califórnia, o Alasca e o próprio Texas. 

Num caso desses a derrocada do mundo chamado mundo Ocidental seria imediata, e apenas por isso entendo que a situação possa se agravar um pouco mais, que algumas escaramuças possam ocorrer, mas ela não chegará a extremos, pelo simples fato de que seria a destruição de toda a oligarquia Ocidental como um poder realmente efetivo no mundo que ser forma. Em outras palavras, alguém irá ceder, e um acordo será alcançado, ao menos momentaneamente.



...







 




Nenhum comentário:

Postar um comentário