Pessoal, o mais novo conflito bélico do planeta segue ocorrendo de forma brutal. Israel voltou a atacar o Irã hoje. Alguns alvos militares, um porto iraniano, refinaria, um depósito de óleo em Teerã e o maior campo de gás do mundo. Tudo atacado hoje por Israel, que alega ter atacado também uma das bases de mísseis subterrâneas do Irã, e colocou uma animação de qualidade discutível como prova.
Já os iranianos voltam a atacar Israel; Haifa, Jerusalém e Tel Aviv são os pontos mais atacados. Uma refinaria e o porto de Haifa destruídos, além de vários armazéns e alvos militares.
A defesa aérea iraniana é furada eventualmente, a de Israel praticamente não existe mais em alguns lugares. Ambos os países buscam atacar a infraestrutura energética do outro, e ambos conseguiram atingir depósitos de munição do outro.
Em termos de apoio Israel recebeu apoio moral de Macron da França, e de Merz da Alemanha, enquanto Starmer do Reino Unido disse que enviaria caças para auxiliar Israel. Israel também pediu a intervenção direta do EUA, mas até agora não houve resposa. Shin-Bet, chefe da inteligência interna de Israel se demitiu.
Enquanto isso o Irã recebeu apoio do Paquistão, e da Coreia do Norte. O Paquistão disse claramente que se houver interferência de qualquer potência externa eles entraram no conflito também, e qualquer ataque nuclear ao Irã será respondido da mesma forma em Israel. A Coreia não afirmou isso, mas garantiu apoio junto com uma foto de um de seus mísseis nucleares e Kin Jon-Un garantiu que responderá a qualquer ameaça ao Irã. A China também afirmou apoio ao direito de o Irã perseguir seus justos interesses e responder a uma agressão injusta, além de garantir apoio. Há várias manifestações no mundo árabe e islâmico em apoio ao Irã.
Também corre a informação de que Israel teria pedido ao Emirados Árabes Unidos que pedisse ao Irã que abandonasse seu programa nuclear e voltasse a negociar com o EUA, ao que os persas responderam que se Israel não tinha condições de manter uma guerra, que não a tivesse começado. Por último o Irã ameaçou todos os apoiadores de Israel de retaliação se houvesse ajuda direta no conflito, e já estuda o ataque às bases estadunidenses na área. O presidente estadunidense, Donald Trump, disse que se o Irã atacar qualquer base americana sofrerá todo o peso do poder bélico dos ianques.
Pode não parecer, mas apesar do apoio Ocidental, Israel está encurralado. Uma intervenção direta tem potencial de desencadear eventos que trariam outros países, de outras regiões e o conflito apenas se alastraria. Como eu disse que tinha esse potencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário