quinta-feira, 19 de junho de 2025

Mais uma escalada no Oriente Médio, enquanto os Ocidentais batem cabeça

Pessoal, correm nas redes sociais imagens do lançamento de um míssil que seria míssil Sejjil feito pelo Irã. Essa informação teria vindo das forças armadas do Irã. Esse míssil teria propriedades muito parecidas com o Oreshinik russo (estima-se que tenha havido entrega de segredos militares russos aos iranianos). 

Já o EUA está muito próximo de se envolver diretamente no conflito entre Israel e Irã, e para isso teria adentrado o Golfo Pérsico com uma frota, e o Irã avisou que qualquer intervenção dessa frota provocará reação do Irã contra ela. Isso enquanto figuras importantes da mídia e política estadunidense como Scott Ritter, Douglas Macgregor, Bernie Sanders, Tucker Carlson, Tulsi, Gabbard, entre outros, vêm alertando o governo estadunidense sobre a estupidez de se envolver diretamente num conflito deste tipo e nesta região. Mesmo o belicoso Congresso estadunidense está rachado, e muitos congressistas e senadores são contra uma intervenção na guerra que se desenrola no Oriente Médio. “Netanyahu não é o Presidente do EUA. Ele não deveria estar determinando a política externa e militar do EUA. Se o povo de Israel apoiar sua decisão de iniciar uma guerra com o Irã, isso é assunto e guera deles. O EUA não deve participar disso” Bernie Sanders. Em outra oportunidade “Ele assassinou Ali Shamkhani, o principal negociador nuclear do Irã, sabotando deliberadamente as negociações entre EUA e Irã. O EUA não pode ser arrastado para outra guerra ilegal de Netanyahu – seja militar ou financeiramente” Bernie Sanders. Já Douglas Macgregor pede que o EUA 1. convoque o Conselho de Segurança da ONU e declarem a agressão israelense ilegal e o seu não apoio a esta iniciativa; 2. Exija que Israel retire suas tropas de Gaza e pare de matar palestinos; 3. Suspender toda ajuda militar a Israel; 4. Propor uma força de paz para patrulhar a região de Gaza e garantir ajuda humanitária imediata; e 5. Propor que o BRICS negocie uma paz entre Israel, seus vizinhos e o Irã. 

Mas o Presidente que age como um adolescente de 15 anos segue ameaçando com palavras e ações, mesmo tendo uma situação interna bastante complicada. Lembrando que, de cara, uma intervenção direta do EUA aumentará a ajuda de países como Rússia, China e Coreia do Norte ao Irã, e a depender do tamanho da intervenção pode levar a uma entrada de outras potências diretamente no conflito. Não se pode mostrar fraqueza num momento desses, mas ele não é acalmado jogando lenha na fogueira. Todos os países pedem paz, os adolescentes irresponsáveis ameaçam mais guerra. 

Nesse meio tempo Israel está cada vez mais encurralada e Itamar Ben Gvir dispara para Amir Bar-Lev:

“Por que você provocou o Irã?

resposta

“Não percebemos o poder das capacidades dos mísseis do Irã.”

E esta é a situação, enquanto Israel segue bombardeando o Irã, e o Irã segue fazendo chover mísseis em Israel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário