segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um fato lamentável

Para ler o artigo, clique aqui
Os últimos anos no Brasil têm se caracterizado pela criação de empregos, mas alguns setores específicos, como o portuário e algumas atividades que utilizam diretamente e em grande escala os serviços portuários, têm se caracterizado no sentido oposto. A perda de 771 mil postos de trabalho nesses setores é um fato lamentável e que necessita de uma reavaliação urgente por parte das autoridades brasileiras.

É fato que qualquer investimento econômico deve permitir o retorno e o lucro do investidor, mas também deve garantir o bem estar e boas condições dos cidadãos do país aonde esse investimento é feito. Sem essa reciprocidade, nenhum investimento traz progresso, apenas uma depredação do meio ambiente e dos recursos naturais do país, gerando caos social, político, ambiental e mesmo econômico.

Depois de muitos anos de pressão pelos empresários no setor portuário, o resultado foi o que temos no artigo da "Portos & Navios". Agora cabe a pergunta: nossas autoridades vão ceder a essa pressão descabida e injusta pela flexibilização das RN-72 e RN-80 e criar um problema semelhante na Marinha Mercante?

Como o blog tem defendido constantemente, os recursos naturais de um país devem ser utilizados prioritariamente para proporcionar bem-estar e condições dignas aos seus cidadãos. E é somente isso que as RNs citadas acima garantem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário