quarta-feira, 5 de junho de 2013

Hidrovias: o exemplo que vem do sul do Brasil

Deu no site "PortoGente" um artigo chamado "Hidrovia do sul do Brasil", assinado por Sílvio dos Santos, que fala sobre navegação fluvial e lacustre do Rio Grande do Sul, denominada Hidrovia do Sul.

Aquilo que na Europa e na América do Norte já está estabelecido há décadas, a utilização de hidrovias no Brasil tem tido sua implantação lenta e pontual. Mesmo áreas navegáveis e propícias ao escoamento de cargas de boa parte do interior do país têm sido abandonadas e aos poucos perdido sua capacidade de navegação.

Mas no sul temos um exemplo que certamente merece ser divulgado. Por isso trazemos o texto abaixo, retirado do site “porto gente”.

Bom seria que o exemplo se espalhasse por outras áreas do país, e por outros setores também.

Porque grandes e modernos portos são importantes, mas de pouca utilidade se não tivermos uma infraestrutura de transporte que propicie o escoamento rápido e barato das cargas do interior do país.

O começo do texto:

"O estado do Rio Grande do Sul e o estado de São Paulo foram os únicos que investiram na construção de um sistema de transporte para a navegação Fluvial. Se em São Paulo a Hidrovia do Rio Tietê foi originada em função das barragens para a geração de energia elétrica, em território gaúcho elas foram construídas com a finalidade especifica para a navegação.
Por esta razão, as barragens gaúchas são de pequena altura, suficiente apenas para vencer o desnível dos obstáculos à navegação, têm pequena área inundável e são de baixo custo. Foram construídas quatro barragens e suas respectivas eclusas: Amarópolis, Dom Marco e Fandango no Rio Jacuí e Bom Retiro no Rio Taquari.

Elas permitem a navegação de um total de 621 km desde o interior do rio-grandense, servindo os portos de Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre e Estrela, além do Polo Petroquímico de Triunfo, através de um canal artificial de oito km, e a Usina Termoelétrica de Charqueada."

Para ler na íntegra e ver as imagens, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário