Deu no site "PortoGente" um artigo chamado "Hidrovia do sul do Brasil", assinado por Sílvio dos Santos, que fala sobre navegação fluvial e lacustre do Rio
Grande do Sul, denominada Hidrovia do Sul.
Aquilo que na Europa e na América do Norte já está estabelecido há décadas, a utilização de hidrovias no Brasil tem tido sua implantação lenta e pontual. Mesmo áreas navegáveis e propícias ao escoamento de cargas de boa parte do interior do país têm sido abandonadas e aos poucos perdido sua capacidade de navegação.
Aquilo que na Europa e na América do Norte já está estabelecido há décadas, a utilização de hidrovias no Brasil tem tido sua implantação lenta e pontual. Mesmo áreas navegáveis e propícias ao escoamento de cargas de boa parte do interior do país têm sido abandonadas e aos poucos perdido sua capacidade de navegação.
Mas no sul temos um
exemplo que certamente merece ser divulgado. Por isso trazemos o texto abaixo,
retirado do site “porto gente”.
Bom seria que o
exemplo se espalhasse por outras áreas do país, e por outros setores também.
O começo do texto:
"O estado do Rio Grande do Sul e o estado
de São Paulo foram os únicos que investiram na construção de um sistema de
transporte para a navegação Fluvial. Se em São Paulo a Hidrovia do Rio Tietê foi originada em função das barragens para a geração de energia
elétrica, em território gaúcho elas foram construídas com a finalidade especifica
para a navegação.
Por esta razão, as barragens gaúchas são
de pequena altura, suficiente apenas para vencer o desnível dos obstáculos à
navegação, têm pequena área inundável e são de baixo custo. Foram
construídas quatro barragens e suas respectivas eclusas: Amarópolis,
Dom Marco e Fandango no Rio Jacuí e Bom Retiro no Rio Taquari.
Elas permitem a navegação de um total de
621 km desde o interior do rio-grandense, servindo os portos de Rio Grande,
Pelotas, Porto Alegre e Estrela, além do Polo Petroquímico de Triunfo, através
de um canal artificial de oito km, e a Usina Termoelétrica de Charqueada."
Para ler na íntegra e ver as imagens, clique AQUI.
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