terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Blog dos Mercantes comemora aumento da Cabotagem, mas ainda temos espaço para mais!

Segundo o Guia Marítimo, é o segundo ano consecutivo que se constata aumento na tonelagem transportada por contêineres no país. E o melhor é que esse aumento não é necessariamente devido a pequenas partidas de carga a granel, que migraram para o transporte em contêineres, mas sim de carga bastante diversificada, indo desde eletrônicos até alimentos.

Vencidos os gargalos que ainda persistem em aumentar custos no transporte feito por navios, a tendência é que a Navegação de Cabotagem ainda cresça por alguns anos, não apenas na tonelagem absoluta de carga transportada, mas também na participação do modal no transporte nacional, frente a outros modais, e também no valor agregado das cargas transportadas.

O Brasil agradece, e seria bom que nosso governo começasse a olhar com carinho por uma frota de Navegação de Longo Curso também, além de trabalhar com mais afinco para desenvolver o modal na Cabotagem. Não é de hoje que o Blog dos Mercantes anuncia as vantagens em manter um bom transporte marítimo.


Cabotagem deverá crescer pelo segundo ano consecutivo

Segundo Abac transporte de cargas em contêineres por meio de cabotagem deverá crescer acima de 20%.

Pelo segundo ano consecutivo, o transporte de cargas em contêineres por meio da cabotagem, deverá crescer acima de 20% em 2013, segundo a Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem). No ano passado, o volume de toneladas transportadas em contêineres avançou 24,97%, de acordo com dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Segundo Cleber Lucas, presidente da ABAC, a alta em 2013 será puxada, sobretudo pela movimentação de bens de consumo, como eletrônicos, alimentos e produtos de higiene. Além disso, o setor enfrenta dois gargalos que, para ele, se superados, poderiam colaborar para uma ampliação maior. O primeiro deles é a assimetria no custo do combustível em relação ao diesel que abastece os caminhões. O outro ponto é a burocracia.


A Brasil Kirin, que aderiu à cabotagem neste ano, já movimenta 16% de sua carga por esse meio. Para o presidente Gino Di Domenico é uma boa alternativa [para o transporte] entre o Sudeste e as regiões Norte e Nordeste.

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