quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Blog dos Mercantes: país sai da recessão

O Brasil vinha sofrendo de uma estagnação econômica há alguns meses, que pelo menos nos dois últimos tinha se refletido em uma leve recessão mesmo. Apesar de essas situações serem cíclicas e intrínsecas ao capitalismo, a recessão atual vinha sendo usada como “sopa no mel” pela oposição, atacando o governo atual e acusando-o de uma série de coisas, inclusive de praticar uma política econômica antiga, atrasada e equivocada.

Sobre todas as acusações que pairam sobre o governo atual, vou fazer pelo menos duas colocações, mas poderíamos fazer muitas, que derrubariam facilmente os argumentos da atual oposição.

A primeira colocação é que nem tudo que é antigo é necessariamente atrasado ou equivocado. Indo por essa mesma linha de raciocínio, nem tudo que é moderno é necessariamente bom e acertado.

A segunda é que o todas as vezes em que o planeta capitalismo entrou em profundas crises, o que o precedeu foi o liberalismo exacerbado na economia planetária. E para quem acompanhou de perto a última crise, a de 2.008, pôde observar a enorme quantidade de pessoas que foram muitíssimo prejudicadas pela excessiva especulação que a total desregulamentação econômica permite.

Quem acompanha economia pode observar que nada dessas profundas quedas foi observada no Brasil. Claro que também não tivemos crescimentos vertiginosos, mas de que adianta tê-los, se eles despencam de forma muito mais rápida e profunda?

Ao contrário o Brasil apresentou um crescimento relativamente lento nos últimos anos, e passou a fase mais profunda da crise internacional de forma relativamente segura, tendo tido alguns problemas nos últimos meses. Agora, ao que tudo indica, retomamos o crescimento econômico.

Este blogueiro não é petista, e já disse várias vezes nesse espaço, que vemos necessidades de alguns ajustes na economia brasileira, não só para alcançarmos crescimento mais robusto, mas também para nos prepararmos melhor para o futuro, e galgarmos degraus rumo ao desenvolvimento da nação.

Mas isso é muito diferente de dizer que toda a política econômica brasileira é errada.

Quem quiser ler o texto completo é só clicar aqui

Após recessão, prévia do PIB sobe 1,5% em julho, melhor resultado em 6 anos
Do UOL, em São Paulo 12/09/201408h36

Depois de ter registrado dois trimestres seguidos em queda, o que constitui uma recessão técnica, a economia brasileira pode estar se recuperando.
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, registrou alta de 1,5% em julho na comparação com junho.
Este foi o melhor resultado mensal desde junho de 2008, quando a expansão tinha sido de 3,32%. A alta também veio melhor que o esperado por analistas consultados pela Reuters, que apontavam resultado positivo de 0,8%.
Na comparação com julho do ano passado, o índice perdeu 0,31%. No acumulado do ano, a economia está praticamente estável, com leve alta de 0,07%.
O BC revisou o dado de junho para queda de 1,51%, ao invés do 1,48% divulgado anteriormente.
O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.
Ele é considerado por analistas como uma "prévia mensal" do resultado oficial do PIB, que é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O dado oficial do IBGE foi divulgado no final de agosto, e apontou que a economia brasileira tinha recuado 0,6% no segundo trimestre. O dado do primeiro trimestre foi revisado, de uma alta de 0,2% para queda de 0,6%.

Com dois trimestres seguidos de resultado negativo, considera-se tecnicamente que o país está em recessão. Isso não acontecia desde a crise financeira global de 2008 e 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário