terça-feira, 16 de junho de 2015

Exemplo que vem do Oriente

Mais uma vez o Sindmar vem na defesa de um melhor controle sobre a navegação de transatlânticos, e por extensão, à navegação de turismo e lazer nas costas brasileiras. Como mostra o artigo abaixo, e nós mesmos vimos mostrando aqui em nosso Blog dos Mercantes ao longo dos anos, motivos para que tenhamos um maior controle sobre esse subsetor da navegação não nos faltam. Ao mesmo tempo jé tivemos o exemplo do Costa Concórdia na Itália, e agora do Estrela do Oriente na China. paralelo a isso vem correndo no Congresso Nacional, mais precisamente no Senado, Projeto de Lei que regula a atividade em questão, e que pode ser imprescindível para evitarmos uma catastrofe de grandes proporções em nossa costa.

O que estamos esperando para aprová-lo?


Tragédia no Mar


Ségio Barreto Motta

Diante da morte de cerca de 400 pessoas em navio de passageiros, na China, o “ Estrela do Oriente” o Sindicato Nacional dos Oficiais de Marinha Mercante (Sindmar) mostra preocupação com a situação no Brasil. Afirma que, nos últimos anos, foram descobertas inúmeras irregularidades em transatlânticos – intoxicação de passageiros, desaparecimentos em alto mar, desrespeito a normas ambientais e de navegação e contratação de pessoal de forma irregular – e a sociedade precisa agir.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) controla tanto os supernavios de 400 mil toneladas da Vale como pequenos rebocadores, mas, por um hiato legal, não tem ingerência sobre os transatlânticos estrangeiros que operam na costa.

“O Brasil tem de se antecipar ao problema e impor controles sobre navios de passageiros, sem demora”, diz o presidente do Sindmar, Severino Almeida.

Link: http://www.monitormercantil.com.br/index.php?pagina=Noticias&Noticia=170663

Reproduzido por: Portos e Navios

Link: https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/30240-tragedia-no-mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário