quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Contra o racismo

Até quando seguiremos julgando os outros pela cor da pele, ou pelo tipo de cabelo? Desde quando esse tipo de característica é sinônimo de competência? Desde quando isso pode ser considerado um mérito ou demérito.

O Blog do Maurício Stycer trouxe a baila o caso da moça do tempo do Jornal Nacional.

Diferente dele não achei que tenha sido um discurso histórico, pois já vi discursos melhores sobre o tema, mas é óbvio que é a primeira vez que vemos um discurso desses, feito de forma tão direta, em horário nobre e no telejornal de maior visibilidade da TV brasileira, por isso deixemos que a própria história julgue a importãncia desse fato.

Mas adentrados 15 anos no Séc. XXI, é inconcebível que ainda tenhamos que discutir "sexo dos anjos".

Para acessar o texto completo de Mauricio Stycer clique aqui.

Maria Julia Coutinho faz um discurso histórico contra o racismo

Mauricio Stycer 04/07/2015 01:21




Vítima de ofensas racistas, a jornalista Maria Julia Coutinho ganhou o direito de falar, ao vivo, no “Jornal Nacional”, sobre a agressão que sofreu. Por 70 segundos, nesta sexta-feira (03), a “moça do tempo” do principal telejornal do país fez um discurso, a meu ver, histórico. Firme, mas sem levantar a voz, indignada, mas altamente didática, ela representou milhões de pessoas que enfrentam dramas semelhantes no cotidiano, mas não dispõem de um palco com este alcance. Reproduzo a íntegra do que disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário