terça-feira, 1 de setembro de 2015

História do Mar

Barba Negra, famoso pirata, não é resultado da imaginação de Holliwood, e realmente existiu no Séc. XVII, quando aterrorizou embarcações e cidades litorâneas da Era Moderna. Buscamos algumas informações sobre o fora-da-lei, e postamos abaixo a título de curiosidade. Vale lembrar que as informações são excassas, e que nem todas são exatamente iguais, devido a falta de registros da época, e a que escolhemos nos pareceu o melhor dos resumos.

Mas seja qual for a verdade, ela hoje não faz tanta falta, pois que substituída pela imaginação e romantismo trazidos pelo cinema, deixaram um gosto de aventura, heroísmo e temor, na boca daqueles que se identificam com o mar e com a história.

A verdadeira história do Pirata Barba Negra
História

Bom, antes de começar é importante lembrar que o famoso pirata Barba Negra realmente existiu. Isso porque muita gente acredita que ele seja apenas uma lenda antiga ou, até mesmo, uma criação da franquia Piratas do Caribe.

Enfim, o lendário pirata realmente existiu e se chamava Edward Teach. Foi um dos mais valentes piratas de sua época, colocando medo na maioria de seus colegas de função, mas principalmente, nos navios mercantes daquele período.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre a história do Barba Negra? Então continue nos acompanhando nas linhas abaixo e vamos descobrir, juntos, tudo que rondou a vida deste lendário homem.

A origem do Barba Negra

Como dito anteriormente, o nome real dele é Edward Teach, e só ganhou este apelido devido a sua grande e espessa barba que, provavelmente, não era de fato negra. A parte “negra” de sua barba veio devido a uma tática que ele utilizava, a qual falaremos mais abaixo.

Acredita-se que Edward tenha nascido em Bristol, na Inglaterra. A cidade era um importante porto europeu, por isso, desde cedo o futuro pirata sempre conviveu com a movimentação dos navios e, principalmente, do mar.

Como naquele período os registros e documentos oficiais eram muito escassos, pouco se sabe sobre a vida de Edward, antes de ele se tornar o lendário pirata que acabou entrando para a história.

Contudo, acredita-se que Barba Negra tenha nascido em uma família rica, mas seu desejo pela liberdade pirata falou mais alto que as terras e heranças de seus familiares.

De qualquer forma, é impossível precisar a sua origem, afinal os piratas – geralmente – mudavam seus sobrenomes, no intuito de evitar que suas famílias sofressem qualquer escoriação por ter um bandido na linhagem.

Barba Negra e a vida em Alto Mar

Não se sabe, exatamente, onde este lendário pirata aprendeu seu ofício de capitão e homem do mar, porém acredita-se que ele tenha lutado na batalha naval, durante a Guerra da Rainha Ana.

Nesta época ele teria servido em navios militares e, possivelmente, chegou a servir em um navio corsário, de onde aprendeu a maior parte de como ser um homem livre do mar. Para quem não sabe, os corsários eram uma espécie de mercenários, em suma, piratas empregados pelas realezas de cada país.

Vale lembrar que o lado em que ele lutou na Guerra da Rainha Ana perdeu, fazendo com que o jovem rapaz fosse parar uma cidadezinha portuária esquecida, onde conheceu o bucaneiro Benjamin Hornigold.

Com Benjamin, Edward provou sua coragem diversas vezes e passou a ser comandante de um dos navios da frota de Hornigold. Quando seu líder e estimado capitão morreu, a frota se dispersou e Edward ficou em posse de um navio, sem tripulação.

Rumando para Tortuga ele recrutou seus primeiros homens e renomeou seu navio para “Vingança da Rainha Ana”, fazendo uma alusão a guerra que ele perdeu, anos atrás, quando ainda era um homem da lei.

O início de uma lenda
Capitão Edward era um pirata destemido, implacável, porém nunca foi um homem cruel. Isso, pelo menos, era o que diziam os homens que já serviram em seu navio.

Segundo estes mesmos homens, o apelido de “Barba Negra”, veio porque um belo dia, enquanto tentavam vencer uma nau de guerra espanhola que estava escoltando um navio mercante carregado de açúcar, Edward resolveu amarrar vários pavios em sua barba, e ateou fogo em todos eles.

Quando os soldados espanhóis viram aquela figura gigantesca, com uma espada em mãos, e a barba com “vários tentáculos pegando fogo”, correram e desistiram da luta, a maioria jogando-se no mar, acreditando que haviam topado com um navio fantasma.

A barba ficou chamuscada e, com isso, Edward passou a ser conhecido como Barba Negra. E quando digo conhecido, é conhecido mesmo. Sua fama rodou o mundo civilizado, daquela época.

Depois de vários anos de saques e terror, seu nome era tão temido que o próprio Rei da Inglaterra lhe concedeu clemencia e o perdoou pelos seus crimes, no intuito de conquistar a amizade do pirata e evitar que seus navios fossem saqueados.

Infelizmente, o governador de Virgínia não seguiu o conselho do Rei Inglês e colocou a cabeça de Barba Negra a prêmio.

Morre um homem, nasce uma lenda
No dia 22 de novembro de 1718, por uma jogada do destino, o Vingança da Rainha Ana ficou preso em um banco de areia, quando fugia de uma frota composta por 11 navios, que vinham com o objetivo único de matar Edward.

Quando os militares desta frota cercaram o navio do lendário capitão, ele liderou uma resistência que durou quase quatro dias. Por fim, quando os mais de mil homens da armada britânica invadiram o navio, Edward os enfrentou.

Segundo relatos dos tripulantes que sobreviveram e um documento oficial das naves britânicas, Barba Negra lutou bravamente, sendo atingido por 5 tiros de pistola e mais de 20 ferimentos de espada, até sucumbir mediante um corte no pescoço.

O homem havia morrido, mas a sua história permanece até hoje e, por mais que ele não tenha sido um exemplo de cidadão, sem dúvida alguma sua coragem e persistência é inspiradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário