quinta-feira, 2 de junho de 2016

Alento e Perspectivas de Melhoras

Nem tudo está perdido na Marinha Mercante e nos estaleiros nacionais. A aprovação de R$ 800 Mil são um alento no mar de dificuldades pelas quais os dois setores vêm passando no última ano e meio, mas ainda é insuficiente. Precisamos de políticas públicas que incentivem e deem estabilidade aos investimentos nos dois setores.




FMM aprova R$ 800 milhões para suplementação e reapresentação de projetos da indústria naval

Danilo Oliveira

Na terceira e última reunião de 2015, o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou R$ 848,1 milhões para financiamento de projetos da indústria naval. Desse total, R$ 481,1 milhões foram destinados a projetos de navegação interior — 158 barcaças e oito empurradores — que foram reapresentados. As aprovações ocorreram durante a 30ª reunião ordinária do conselho, que aconteceu na última terça-feira (15), no Ministério dos Transportes.

Na ocasião, o CDFMM aprovou R$ 326,3 milhões para suplementação na construção de três navios petroleiros Suezmax. Outros R$ 40,7 milhões restantes foram destinados à manutenção e reparo de um porta-contêiner (R$ 17,7 milhões) e para alteração de projeto de duas embarcações de apoio offshore (R$ 23 milhões).

O prazo para a reapresentação de projetos poderá ser feito em até 120 dias. A resolução com a relação de projetos aprovados será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. Após a publicação, as empresas poderão tratar da contratação dos financiamentos junto aos agentes financeiros do fundo: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste ou Banco da Amazônia (Basa).

Na 29ª reunião ordinária, que ocorreu no dia 25 de setembro, o CDFMM havia aprovado R$ 3,9 bilhões, sendo R$ 3 bilhões para novos projetos. No 28º encontro, que ocorreu dia 24 de abril, foram aprovados R$ 1,81 bilhão, sendo R$ 1,26 bilhão para novos projetos. Desde 2011, o FMM desembolsou R$ 20,68 bilhões no fomento ao transporte aquaviário e à indústria naval brasileira, de acordo com o Ministério dos Transportes. A 31ª reunião ordinária do CDFMM está prevista para abril de 2016.

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