quinta-feira, 2 de março de 2017

Crise pode apressar fim do projeto neoliberal no Brasil, acredita Requião

Requião em mais uma participação importante no Senado Federal. Mas dessa vez acho que Requião cometeu um equívoco em sua análise. E esse equívoco vem no final de sua fala, quando diz que acredita que o processo de destruição do Estado Nacional Brasileiro está no final. O motivo seria o desastre econômico que as medidas tomadas pelo governo golpista têm causado.

Requião analisou muita coisa com muita propriedade. Previu caos social, previu queda na economia, e não foi o único que disse isso. Ciro Gomes e muita gente séria também disse. Estavam todos corretos. O motivo é simples, não se combate recessão com medidas recessivas. Outra coisa é que Estado mínimo não é incentivo nenhuma a investimentos, e garante apenas reservas para pagar juros altos ao mercado financeiro.

Mas eu não acredito que esse modelo esteja no fim, porque ele não é feito pensando no país, e nem em sua população, sejam assalariados das classes mais baixas, ou mesmo das classes médias e de pequenos empresários. Esse modelo é pensado única e exclusivamente nos ganhos que pode proporcionar a uma minoria que já tem muito. Seriam as dez mil famílias brasileiras, que vez ou outra ouvimos falar.

E essas famílias não estão nem aí para o país ou seus cidadãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário