quinta-feira, 2 de março de 2017

Reinaldo Azevedo elogiando Lula?

Vejam bem, Reinado Azevedo até escreveu o que o portal 247 usou como título de sua matéria, mas em nenhum momento de seu texto, Reinaldo Azevedo tece algum elogio ao petista. Na verdade, o melhor que conseguiu, foi dizer que Lula é populista. Da mesma forma, a frase que serviu de título para o 247, é colocada num contexto de mediocridade, de negação da política, de desilusão com a classe, dizendo que, na verdade, Lula seria o melhor dos piores.

Azevedo aproveita o texto também para criticar a direita, e mesmo nessa crítica, utiliza de formulações dúbias, para dizer que a esquerda só tem a preferência do eleitorado, devido à fraqueza e da "espantosa combinação de ignorância e voluntarismo de correntes que se alinham à direita". Assim, mesmo a esquerda sendo melhor, não o é por méritos dela, mas por erros e deméritos da direita. 

Dessa forma, os milhões de empregos gerados, e bem ou mal mantidos, no período Lula-Dilma, não são levados em conta, tampouco os milhões que saíram da pobreza, ou os avanços alcançados em vários setores industriais, a ascensão do Brasil na economia mundial, e em seu papel no cenário político-diplomático mundial, entre outras.

Azevedo também não considera o boicote ocorrido no Legislativo ao governo Dilma, ou os milhões de desempregados criados por esse boicote, e pelas políticas recessivas adotadas pelos economistas de direita, tanto no segundo governo Dilma, quanto no período Temer. E foi com essas medidas que a economia começou a desandar. Como também não considera, quando fala de corrupção, a blindagem oferecida pelo próprio judiciário e pela grande mídia, aos políticos de direita, no caso os caciques de PSDB e PMDB, incluindo aí o próprio Temer, e boa parte de seus ministros, enquanto ficam tentando encontrar alguma forma de justificar uma condenação a Lula. Nesse ponto tenta ligar a corrupção ao PT.

O PT cometeu erros, muitos, por sinal, mas se as realizações deles significam ser populista, então gosto do populismo. Ao contrário, se as realizações da agenda da direita, defendida por Azevedo, significa ser sério, detesto seriedade.

E enquanto isso, a ONU já anunciou a previsão de mais 3,4 milhões de pobres no Brasil esse ano. Não, não são pessoas que nascem, mas pessoas que voltarão a ganhar menos de R$ 140,00 por mês, graças às políticas recessivas e destruidoras aplicadas pelos gênios econômicos defendidos por Azevedo.


247 - A disparada de Lula nas pesquisas para as eleições de 2018, como era de se esperar, irritou bastante o colunista Reinaldo Azevedo, que agora culpa o ódio à política pela ascensão do petista. "Uma sociedade diz alguma coisa de si mesma, do processo político e do futuro quando uma média de 30% dos eleitores, mesmo depois de tudo, está com Lula. E poderia ser diferente? A indignação com a corrupção e os desmandos do PT degenerou depressa em moralismo tacanho, em ódio à política, em contínua depredação de procedimentos mesmo os mais corriqueiros da atividade. Se todos são mesmo iguais, então Lula é melhor", escreve.

"A esquerda está, sim, combalida. Ocorre que a sobrevivência eleitoral daquilo que Lula representa depende menos das pantomimas da companheirada do que da espantosa combinação de ignorância e voluntarismo de correntes que se alinham à direita.

Algumas falhas de nossa formação se revelam de forma dramática. Temos autoproclamados liberais que se mostram incapazes de defender, num regime democrático, o Estado de Direito. Ao contrário: cedem ao alarido dos que querem enforcar o último deputado com a tripa do último senador. Se, na fantasia de esquerda, uma certa "elite" rapace responde por todos os males do Brasil e dos brasileiros, para essa direita tosca, o inimigo são os "políticos".

Talvez a Justiça impeça Lula de ser candidato. Se for da lei, cumpra-se. Mas meu rigor não contenta. O tribunal faria, nesse caso, o que boa parte do povo não queria que fosse feito. Só um imbecil se daria por satisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário