quinta-feira, 20 de abril de 2017

O tamanho da crise

Se você ainda não tinha noção do alcance da crise no país, agora você pode ter. Os números abaixo são inequívocos, e dão clara noção do tamanho do problema brasileiro, causado pela preparação do golpe, e agora pela aplicação da política econômica golpista.

Vejam bem, em nenhum tempo ou lugar da história humana, a economia cresceu com a implantação de políticas recessivas. E essas políticas aplicadas pelos golpistas são todas absurdamente recessivas.

Explicando o que falo. O juros "reais" de uma nação, é uma relação entre os juros básicos pagos pelo governo, e a inflação projetada no mesmo período, que é normalmente de um ano. Dessa forma, na grande maioria dos países envolvidos na crise mundial, no momento essa relação incorre em juros negativos, ou muito próximos a zero. No Brasil essa relação significa um juro real próximo a 11% ao ano (14,5% de juros, menos 3,5% de inflação projetada, dados de 2 meses atrás).

Se tomamos esse dado e admitimos que o investimento tem a intenção do lucro, e a taxa média de retorno no investimento produtivo é em torno de 10%, sendo que isso cai drasticamente numa crise como a nossa, aí vemos que, em termos de retorno do capital investido, é muito melhor aplicar no mercado financeiro, que no produtivo.

Com os cortes nos serviços públicos, resta à população - aqueles que podem pagar - buscar serviços particulares, que por sua vez costumam ser cercados de isenções fiscais, como forma de incentivo, barateamento e aumento de lucros. Mais do que os serviços em si, os lucros dessas empresas também costumam ter isenções fiscais, além de outras formas de incentivos. Atrelado aos benefícios acima, ainda costumamos ter fortes ataques a direitos trabalhistas e salários, de forma a aumentar a lucratividade das empresas. 

Tudo isso impacta diretamente no dinheiro circulante, no consumo, no bem-estar das pessoas e negativamente no desenvolvimento econômico.

Mas aqui caímos na primeira contradição desse sistema. A geração espontânea em algo tocado pelo homem não existe, ainda mais quando nos referimos a dinheiro. Assim, dinheiro não gera dinheiro, se no meio não houver produção, que agregue valor a essa equação.

A segunda contradição foi magistralmente bem expressa nas palavras da jornalista Thaís Herédia, que disse que a recessão e inflação aumentam o poder de compra dos brasileiros. Gostaria realmente que alguém consiga me dar uma explicação convincente disso.

A terceira contradição é a esperança de que o mercado irá atender às necessidades da população. Ora, o mercado é destinado ao lucro e a acumulação. Nesse sentido ele irá atender apenas às necessidades daqueles que puderem pagar por elas. Todos os demais estarão irremediavelmente fora desse sistema. Para culminar, como ele busca a acumulação, acaba por entravar a distribuição e a circulação de riquezas, entravando o sistema como em todo.

Agora gostaria que alguém me explique como a restrição da circulação de riquezas, políticas recessivas, e o não interesse de atender às necessidades da população vão fazer com que a economia cresça, com que a riqueza se distribua e circule, e a população tenha suas necessidades satisfeitas?

E por favor, não venha com a explicação de Rodrigo Constantino, que disse "eu acredito". Isso não é explicação, mas esoterismo.

Digo sempre que o Capitalismo é autofágico, e carrega em si o germe de sua autodestruição. Seus ideólogos souberam criar formas de mitigar, ou mesmo adiar esse fim.

O neoliberalismo é a mais radical expressão de sua contradição interna, e a mais rápida forma de se chegar ao fim do período capitalista por se auto-exaurir. O Brasil conseguiu exponenciar esse processo, ao radicalizar medidas adotadas em outros países (todos em crise e revendo essas medidas) e ainda aplicando (ou tentando aplicar) todo o leque de uma só vez.

Sabe quando isso vai entregar o resultado que eles prometem?

Nunca.

Lava Jato e golpe produziram o maior desastre econômico da história brasileira

Escrito por , Postado em 
 1.3K
 3
O IBGE divulgou hoje a sua pesquisa nacional de serviços. O resultado é uma tragédia.
O setor de serviços responde hoje a aproximadamente 65% do Produto Interno Bruto. Em termos de geração de empregos, sua participação é ainda maior.
Em janeiro de 2017, o setor de serviços experimentou uma forte retração, uma das maiores já registradas no histórico do IBGE.
Alguns setores, como o de “serviços técnico-profissionais”, que inclui o trabalho de advogados, consultores, publicitários, jornalistas, tradutores, registrou uma queda de proporções bíblicas: 17%, no indicador com ajuste sazonal.
O setor de turismo, que usa intensivamente mão-de-obra, também caiu barbaramente: 11% em janeiro.
A Lava Jato e o golpe produziram o maior desastre econômico da história do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário