domingo, 13 de dezembro de 2020

Análise de Henry Bugalho

A análise de Henry Bugalho sobre Ciro Gomes e suas posições são bastante corretas. E faço apenas quatro adendos, nenhum deles como forma de crítica à análise do youtuber, mas apenas para aprofundar um pouco a discussão.

O primeiro adendo é que Ciro nunca foi um revolucionário de extrema esquerda, disposto a destruir o Capitalismo, mas sempre se mostrou um reformista, alguém que quer amenizar as contradições do modo de produção, e dar um caráter mais humano e menos predatório ao sistema. Isso foi chamado de Social-democracia, e foi convencionado ser de esquerda. Ciro já se definiu assim, e o próprio Henry Bugalho também.

Segundo ponto é que Ciro nunca enganou ninguém quanto a isso. Ele já dava entrevistas defendendo o procedimento de aliança da centro-direita, centro e centro-esquerda logo após deixar o Ministério da Fazenda, fez isso no início dos anos 2,000, fez durante os governos do PT, e segue fazendo. Se ele vai conseguir não se sabe, mas é um caminho interessante, não por ir pelo meio, mas por propiciar um crescimento real das classes menos favorecidas, e médias.

O terceiro é que Ciro precisa ter cuidado com essas alianças. Já disse isso aqui, mas não custa repetir: as forças que Ciro tem buscado, seguidamente têm se alinhado com interesses da extrema-direita e da direita-extrema, e quase nunca com esses interesses reformistas. Talvez ele consiga esse acordo, embora eu duvide, porque apesar de conversar seguidamente com os líderes dessas correntes políticas, eles têm apoiado reformas que estão na contra-mão das propostas de Ciro, e acredito até que possam vir a apoiar o pdtista numa eleição, mas dificilmente manterão palavra nas reformas defendidas por ele.

Por último é interessante que Ciro realmente se engaje em seu projeto eleitoralmente. As universidades e associações de classe são importantes, mas ele precisa se aproximar mais do povo, das comunidades mais carentes, porque só assim ele conseguirá reverter seu quadro de 12% de eleitores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário