quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Grandes fortunas petista: imposto mentiroso

Muito barulho dos lulopetistas comemorando o que eles chamam de "taxação das grandes fortunas", mas a verdade é que nada é mais mentiroso do que isso. A verdade é que o imposto não taxa grandes fortunas, já existia, e o que foi aprovado foi um enorme desconto, de quase 50%, para quem antecipe o pagamento dos impostos devidos sobre os lucros obtidos.

Explicando. O que se chama hoje em dia de imposto sobre grandes fortunas é, na verdade, imposto sobre grandes patrimônios. Ou seja, aquilo que seja parte de um grande patrimônio, e que esteja registrado no CPF ou no CNPJ deverá pagar um percentual anual. O PND de Ciro propõe algo entre 0,5% a 1,5%, começando com patrimônios de R$ 20 milhões. Claro, os patrimônios mais baixos pagariam os 0,5% e isso cresceria progressivamente até um máximo de 1,5%. No imposto sobre grandes patrimônios fica isento o patrimônio voltado à produção. 

O que esse imposto trata é de lucro, que já era taxado em 15% na retirada do investimento de fundos, e que agora se dá um desconto, e só se taxará em 8%, caso o lucro seja retirado com 6 meses do investimento. Esse imposto também se restringe aos chamados fundos offshore (fora do país), ou os chamados fundos "exclusivos", que costumam exigir investimentos iniciais de R$ 10 milhões.

Ora, não faz nenhum sentido chamar isso de imposto sobre super-ricos, e muito menos sobre grandes fortunas, e muito menos o imposto sobre grandes patrimônios. O patrimônio em si permanece ileso (não taxado), está sendo oferecido um desconto muito generoso por eventuais retiradas antecipadas do lucro, e ataca-se apenas um pequeno grupo de investimentos que são usados pelos grandes rentistas brasileiros.

E para "conseguir" esse impressionante resultado, o governo Lula tirou a Presidente da Caixa Econômica Federal, e entregou o cargo a um aliado de Arthur Lira, o Presidente da Câmara dos Deputados. Um negócio da China, ou melhor, do Brasil mesmo, porque faz muito tempo que a China não faz mais essas negociatas irresponsáveis. Já no Brasil...

Para colocar a cereja nesse bolo solado e mofado, a máquina de propaganda lulopetista comemora como se fosse um grande avanço fiscal e político do governo do "amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário