Pessoal, a população ucraniana está perdendo a paciência com o governo Zelensky. Ontem milhares de pessoas foram às ruas em Kiev, Livov e Odessa para protestarem contra o governo, que por sinal já deveria ter convocado eleições há mais de um ano. O protesto se deveu ao fato de Zelensky ter assinado uma Lei que diminui os poderes dos órgãos anticorrupção do país. Para lembrar, o governo de Viktor Yanukovych foi deposto em 2014 com os mesmos pretextos.
Não dá para dizer que temos o mesmo processo de “primavera”, porque a população ucraniana está farta das convocações forçadas para a guerra, que mais se assemelham a raptos, está farta de privações, de viver em condições cada vez mais precárias, e ver seu país e suas vidas serem esfareladas dia após dia. Mas há indícios de que há incentivos externos para esses protestos. Sim, cada vez mais se fala na destituição de Zelensky, e na convocação de eleições na Ucrânia. Isso seria o início de um caminho para se conseguir um acordo com os russos, ainda que não seja a única exigência russa.
Mas se você acha que a desculpa de corrupção na Ucrânia é algo menor, tente se colocar na pele de um deles, que nos últimos 3 anos e meio viu mais de um milhão de seus concidadãos morrerem numa guerra insana contra os russos, e vê armas destinadas ao exército ucraniano aparecerem no Oriente Médio, em países do Cáucaso, e até em favelas brasileiras. Isso além das mazelas listadas acima.
Cada vez mais acuado, cada vez mais isolado, Zelensky tenta garantir o apoio de alguns extratos da sociedade ucraniana que ganham com todo o desastre do país para se manter de forma débil no poder, mas seja como for, isso não deve ter um efeito muito longo e parece que a carreira política de Zelensky se aproxima do fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário