Pessoal, foi anunciado o fechamento de um acordo entre o EUA e a UE. Segundo boa parte dos líderes europeus o acordo firmado entre Bruxelas e Washington foi bom porque dá equilíbrio às relações comerciais entre os dois gigantes econômicos, Georgia Meloni disse que precisa de mais detalhes sobre as condições do acordo, mas há aqueles que têm uma visão que concorre com a minha, ou seja, de que o acordo é desequilibrado. França e Hungria estão entre eles.
Sim, o acordo diminui as tarifas iniciais impostas por Trump de 30% para 15%, ao menos para parte dos produtos exportados pelos europeus. E isso já é uma derrota europeia. Mas não para por aí, porque a UE se compromete a aumentar a compra de armas do EUA, se compromete a importar 750 bilhões de dólares de gás dos estadunidenses, e ainda se compromete a investir (entende-se por investimentos diretos) 600 bilhões no EUA. A UE não ganha absolutamente nada, apenas oferece, já que suas exportações ao EUA se tornarão mais caras, importarão produtos que conseguiriam mais baratos em outros pontos do planeta, se comprometem a investir num país que tem sua infraestrutura sucateada, e se comprometem a comprar armas que a própria Europa poderia produzir para si mesma.
Eu realmente não consigo ver qual o ganho que os europeus conseguem com um acordo em que todo o pagamento é feito por eles, e todo o lucro é dos americanos. Pior, os produtos europeus se tornarão mais caros no EUA e por isso mesmo deve diminuir sua demanda, os custos de produção europeia aumentarão ainda mais, e a competitividade econômica do continente deve diminuir ainda mais no mercado internacional. Se a comemoração é por agradar os estadunidenses, esqueçam, porque eles nunca estão satisfeitos. Se é porque acreditam que eles se unirão aos europeus numa futura guerra contra os russos, esqueçam também, porque não são burros. Eu realmente não vejo o que esses líderes europeus comemoram, mas entendo perfeitamente quando os que o criticam comemoram o fato de esse acordo não ser vinculante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário