sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Trump sobretaxou o Brasil, mas menos do que se esperava

Pessoal, Donald Trump, Presidente do EUA, taxou o Brasil em 50%. Na verdade ele taxou em 40%, já que 10% são aplicados praticamente a todo o mundo, com pouquíssimas exceções. Apesar disso, também temos uma extensa lista de isenções, com pouco mais de 700 itens, e que incluem aviões civis, o suco de laranja, aços e alumínios. Já alguns itens como álcool, café e carnes estão incluídas entre os produtos sobretaxados, mas há formas de contornar estas sobretaxas. 

Só que a questão aqui é o que o governo brasileiro fará quanto a estas sobretaxas. Sim, estão acontecendo negociações, e vemos pressões internas no governo Trump, exatamente como as vemos no governo Lula. A verdade é que ninguém quer ter perdas devido a estas ações truculentas e mal pensadas. 

E apesar de termos uma extensa lista de isenções, isso não significa que o Brasil não virá a ser prejudicado com estas ações do governo americano, mas fica nítido que as pressões internas têm surtido alguns efeitos. O Brasil deverá perder algo em torno de 0,5% do PIB com estas medidas, o que é bem abaixo do 1,5% projetados inicialmente. Como eu disse quando analisei a situação, com Trump tudo pode acontecer. Ele pode acordar amanhã e aumentar as tarifas, pode reduzi-las, e pode simplesmente até abrir negociações sérias. Não dá para prever, tal a instabilidade de suas ações. 

Mas seja o que for que ele venha a fazer a situação não muda muito. Cabe ao Brasil tomar medidas para minimizar os impactos das tarifas, aguardar a mudança no Congresso estadunidense, abrir novos mercados, etc. 

No fundo Trump quer 2 coisas: acesso às chamadas terras raras, e predar algumas empresas de alta tecnologia que ainda temos no Brasil. Algo que ele vem fazendo mundo afora, e o que temos visto é vários países esfriarem relações com os estadunidenses, justamente pela forma agressiva e predatória como Trump vem agindo, e também os vemos protelar decisões na espera da queda de Trump, e ela virá. Para nossas vidas pode parecer uma eternidade esperar por isso, mas para a vida de um país, ela está logo ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário