domingo, 3 de agosto de 2025

Supostos agentes britânicos capturados pelos russos

Pessoal, voltamos nossas atenções ao conflito Rússia x Ucrânia, onde os russos capturaram alguns oficiais alegadamente da inteligência britânica, os 007 deles. A captura foi feita na cidade de Ochakov no oblast de Mykolaiv, que está sob domínio ucraniano. 

Na ação um grupo de forças especiais russas entrou no território controlado pelos ucranianos e fez a detenção. Segundo fontes militares russas, a ação levou cerca de 2 meses de preparação e envolveu agências e redes de informação com o objetivo de detectar e mapear as ações dos agentes britânicos, possibilitando sua captura. A ação teve ares de filme, com a utilização de barcos, ligações com satélites, etc. 

Pela parte britânica houve a solicitação do retorno dos oficiais, sendo um Coronel, um Tenente-coronel, e outro oficial sem patente definida, todos ligados a áreas de inteligência britânica.A alegação de Londres para solicitar o retorno de seus oficiais é de que eles estariam fazendo turismo na região, com interesse na história marítima do local. 

O problema é que os russos alegam que encontraram mapas atuais da região contendo informações sobre movimentações estratégicas e de instalações russas, posição de defesa antiaérea russa, comunicações com o controle central, e arquivos eletrônicos criptografados que estão sendo estudados, etc. Devido a esta situação o Ministro da Defesa Russo, Andrei Belousov, descartou a devolução, ou mesmo a troca dos oficiais britânicos. A Rússia pretende processar os oficiais por crimes contra a Federação Russa, já que, segundo os russos, eles treinavam e comandavam pessoal ucraniano para ações contra o território russo, utilizando para isso drones, mísseis e foguetes. 

A operação que capturou os oficiais britânicos foi batizada pelos russos como Skat-12, e segundo as fontes será uma entre muitas, já que as agências de inteligência e segurança russas foram instruídas a tomarem a iniciativa, de forma a causar medo nos oficiais da NATO em treinarem ou comandarem forças ucranianas. De acordo com o Ministério da Defesa Russo, “a Rússia não tolerará mais intervenções secretas e operações híbridas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário