segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Não se Sabe o Teor das Propostas Que Geraram o encontro entre Putin e Trump

Pessoal, a verdade é que não se sabe o que foi proposto e contra-proposto durante a visita de Steve Witkoff a Putin na semana passada. A única coisa que se sabe é que o Kremlin considerou a oferta da Casa Branca suficiente para gerar um encontro direto entre 2 dos 3 Presidentes mais poderosos do mundo na atualidade, e que isso ocorrerá na próxima sexta-feira, 15 de agosto.

Achei importante frisar isso porque temos visto muita especulação, principalmente por parte da mídia tradicional. Ainda que o teor da proposta contenha a garantia das conquistas territoriais russas, dificilmente seria apenas isso. Adicionalmente o discurso territorial parece vir apenas para tentar validar o discurso sustentado pela grande mídia de que a invasão da Ucrânia seria apenas uma guerra de conquista territorial, e não a busca por garantias de segurança ao Estado Russo.

Outro ponto importante a frisar é que a oferta foi suficiente para gerar esse encontro, e em nenhum momento o Kremlin falou em cessar-fogo, e muito menos em acordo de paz.

Claro que quando ocorre um encontro desse nível, então devemos estar bem mais perto de algum acordo do que antes, mas ainda nada assim isso não é garantia de tal acordo, mesmo porque dificilmente os russos aceitarão apenas a palavra e a assinatura dos Ocidentais num papel. Eles provavelmente exigirão garantias de controle do cumprimento do acordado. E isso eu não sei se o Ocidente está disposto a dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário