sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Blog dos Mercantes e as hidrovias esquecidas

Dizer que os rios e hidrovias são as estradas da região Norte, ou que elas são importantíssimas para escoar a produção de várias regiões do interior do país a baixo custo, aumentando a competitividade de nossos produtos lá fora, todos já sabem.
Também dizer que devemos aproveitar nosso potencial energético hídrico, e que algumas bacias do interior do país oferecem plenas condições para essa utilização, também é sabido.
Mas é absurdo o que está acontecendo atualmente no país; após acenos promissores de nosso governo anterior, de que o transporte hidroviário seria incentivado no país. É triste e preocupante.
Porque também é sabido de todos que há como utilizar-se o potencial energético dos rios, e ao mesmo tempo incentivar o transporte pelos mesmos.
Mas vejam abaixo o que vem acontecendo, de acordo com reportagem do sítio “Portogente”.
Projetos de hidroelétricas na Amazônia não preveem eclusas 
Texto atualizado em 05 de Outubro de 2011 - 14h51

da Reportagem Portogente

Em sua análise sobre as hidrovias da Amazônia Legal, Renato Casali Pavan, presidente da Macrologistica Consultoria, diz que o problema da hidrovia do rio Madeira está na falta de eclusas na região onde estão sendo construídas as hidroelétricas de Santo Antonio e Jirau, a montante de Porto Velho, o que inviabiliza todo o tramo sul da hidrovia. “A falta das eclusas impede a navegação e reduz substancialmente a competitividade dos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso, além de parte da Bolívia. O tramo norte, por sua vez, opera com enormes dificuldades e necessita de obras que melhorem a navegabilidade durante todo o ano”, observa.
Já a hidrovia do rio Araguaia, prossegue Pavan, que tem grande importância para o leste do estado do Mato Grosso, também está inviabilizada pela falta de obras que proporcionem a transposição da Corredeira de Santa Isabel que, após serem construídas, necessitam também de dragagemderrocagem e sinalização.
Foto: Divulgação
Renato Casali Pavan faz uma análise das hidrovias da Amazônia Legal
Pavan, que está envolvido nos projetos Norte Competitivo e Sul Competitivo, lembra que outra importante hidrovia para otransporte de cargas do estado mato-grossense é a do rio Tocantins, que também atenderia à demanda logística do Maranhão, Pará, além do estado que leva o nome do rio. Mas ele lamenta que tal rota está inviabilizada. “Para ativá-la, entre as intervenções necessárias está o término da construção da eclusa de Lageado, a construção da eclusa da hidrelétrica de Estreito, a derrocagem de 43 quilômetros no Pedral de São Lourenço e a dragagem do canal do Quiriri, até 17 metros, que permitirá ao Porto de Vila do Conde operar com navios tipo Cape-Size, cujo custo de frete é bem menor em relação aos navios tipo Panamax operados atualmente pelo Porto”.
A hidrovia dos rios Teles Pires/Juruena-Tapajós também está se tornando inviável, reclama Renato Casali Pavan. Ele revela que no rio Teles Pires está prevista a instalação de cinco hidroelétricas, mas todas sem eclusas, como já acontece na Usina Teles Pires, em fase de construção, o que já a inviabiliza.
“No estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), essa hidrovia é considerada a mais importante. Sozinha, diminuiria o custo do transporte da região amazônica em um bilhão de reais anuais. É onde se revela o mais preocupante cenário, já que a sua inviabilização tira toda a competitividade da Amazônia Legal”.

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