quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sindmar desmascara armação em Brasília sobre a "onda absurda" da "falta" de oficiais mercantes no Brasil

O Blog dos Mercantes vem veiculando frequentemente que, segundo o Sindmar, não há falta de oficiais mercantes. As próprias observações do blogueiro também apontam para esse fato.

Quando muito temos alguns problemas pontuais, por problemas de enfermidade ou quando algum tripulante resolve buscar oportunidades em outras empresas.

Mas esses casos não podem ser considerados como de falta de oficiais, mas sim como uma política de pessoal equivocada, que não se prevê contra situações inesperadas.

Mas isso tudo já dissemos antes.

O que temos de novo é que o Sindmar levou ao Congresso Nacional o fato de não haver falta de tripulantes para nossas embarcações, e ainda denunciou a absurda onda de formação de oficiais que vem sendo implantada, e que vai sobrecarregar o mercado de profissionais.

O desequilíbrio que está se desenhando no mercado de trabalho marítimo irá gerar desemprego, queda nos salários, e desinteresse pela carreira no mar.

A boa receptividade aos argumentos dos trabalhadores se expressa na declaração da Deputada Federal Jandira Feghali.

Mas que o Sindmar permaneça preparado e alerta, porque os armadores continuarão insistindo na tentativa de diminuir salários e condições sociais, seja pelo excesso de trabalhadores brasileiros no mercado, seja pela substituição pura e simples por trabalhadores estrangeiros.

Vejam abaixo o vídeo em duas partes divulgados pelo site do Sindmar mostrando o depoimento do presidente do Sindmar, Severno Almeida, na audiência em Brasília.

PARTE 1


PARTE 2

3 comentários:

  1. Oportuno o comentário sobre a Audiência Pública, em que, pelo que se viu, tentava-se criar uma solução para um "problema" inexistente.
    Nilson Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação Nilson. E é isso mesmo. O que querem é diminuir custos com a troca de brasileiros por profissionais mais baratos e consequentemente aumentar seus lucros. Não podemos permitir isso.

      Excluir
  2. Apesar de não podermos permitir isso Airton, a realidade é bem diferente, os tripulantes estrangeiros já estão em nossas águas navegando com o aval de todos os orgãos responsáveis. Só na NORSUL Navegação foram mandados embora 40 oficiais para a entrada de 40 peruanos. Tudo certo e legalizado pelos orgãos competentes. Lamentável saber que um problema que vem se arrastando desde 2010, inclusive com a Transpetro colocando anúncio em jornais estrangeiros requisitando oficiais, continue sendo tratado apenas da forma que está sendo por parte do Sindicato, provar que não falta mão de obra no mercado. Isso todos nós estamos cansados de saber, queremos soluções para está invasão desmedida. Peruanos formados no Panamá, o maior país de BDC combatido pela ITF, são esses que estão tirando os oficias mercantes brasileiros de seus postos de trabalho. Só falta agora eles serem sindicalizados, já que segundo eu mesma ouvi de um dirigente sindical, nada pode ser feito quanto a isso, tudo está certo e é legal. Cadê o departamento jurídico?

    ResponderExcluir