Um dos navios do Promef - imagem da internet
Ainda que de forma lenta e
bastante atrasada, o Promef aos poucos vai apresentando as embarcações que
foram encomendadas ainda no primeiro mandato do governo Lula. É certo que o
gaseiro Oscar Niemeyer, lançado no princípio de dezembro, ainda não está
operacional, e necessitará ser terminado em Pernambuco, mas seu lançamento
marca um momento importante no processo de entrega das novas embarcações, e no
soerguimento do setor de construção naval brasileiro.
Como já foi dito, e com bastante
frequência até, tanto a Marinha Mercante, quanto o setor de construção naval
brasileiros, necessitam de uma reeducação, de um novo aprendizado, depois da
séria crise que passaram nos anos 90, com o abandono completo de ambos setores
pelo governo brasileiro.
Como o Blog dos Mercantes já
comentou antes, o soerguimento promovido foi importante, mas ainda é claramente
insuficiente para garantir um setor forte e pulsante sem outros incentivos,
principalmente pelo tempo em que esteve esquecido, e os avanços que deixou de
acompanhar. Por isso é necessária ainda a presença governamental, removendo
entraves que ainda existem no setor, e que impedem que o mesmo atinja todo seu
potencial.
Um dos pontos a ser atacado pelo
governo é a mudança de atitude da própria Petrobrás/Transpetro, que embora
tenha lançado o Promef, tem dado mostras de que retomará seu programa de
fretamento de embarcações, que além de ser um dano aos setores revividos nos
primeiros anos de governo Lula, ainda é um retrocesso e um ataque brutal à
balança comercial brasileira, que apresenta déficits significativos nos fretes
há muitos anos, e que voltaram a crescer com tal procedimento da empresa.
Vard Promar lança ao mar navio Oscar
Niemeyer
O estaleiro Vard Promar lançou ao mar
na última quarta-feira, 04 de dezembro, o navio gaseiro Oscar Niemeyer. A
embarcação é a primeira de uma encomenda de oito navios gaseiros realizada
através do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da
Transpetro. O lançamento foi realizado nas instalações do estaleiro
Caneco, no Rio de Janeiro, onde o navio começou a ser construído, mas a
embarcação será finalizada em Pernambuco, de acordo com a companhia.
O investimento na embarcação é de R$
115 milhões. Ao todo, o Promef está investindo R$ 920 milhões na construção dos
oito gaseiros. Com capacidade para transportar sete mil metros cúbicos de Gás
Liquefeito de Petróleo (GLP), o navio tem 117,63 metros de comprimento, 34
metros de altura, 19,2 metros de largura e pode atingir uma velocidade de até
15 nós.
Cinco navios já foram entregues a
Transpetro através do Promef: os de produtos Celso Furtado, Sérgio Buarque de
Holanda e Rômulo Almeida; e os Suezmax João Cândido e Zumbi dos Palmares.
Outras três embarcações estão em fase de acabamento: José Alencar, navio de
produtos cuja entrega está prevista para o final deste ano, Anita Garibaldi
(Panamax) e Dragão do Mar (Suezmax). Há ainda mais 12 em fase de construção,
além de três comboios hidroviários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário