Ainda que a maior parte dos
marítimos brasileiros não esteja sofrendo com o fantasma do desemprego no
momento, existe uma parte que já enfrenta sim, as amarguras que esse problema
traz, e que não tem perspectivas de solução no curto prazo.
No artigo abaixo Severino Almeida
resume alguns dos maiores problemas enfrentados pelos marítimos brasileiros, e
elogiou aquilo que garante grande parte de nossos empregos, a RN 72. Lembrando
sempre que esta última é alvo de ataques constantes da armação, que quer nos
reduzir a filipinos, no que toca a questão salarial e condições sociais.
Temos sempre que lutar por nossos
direitos, ainda que isso possa demandar suor e lágrimas. A passividade com certeza as trará.
NetMarinha – Artigo – 27/03/2014
A voz de Severino
Por Sergio Barreto Motta
O presidente do Sindicato dos
Marítimos (Sindmar) – e também da Confederação dos Trabalhadores em Transporte
– Severino Almeida, acaba de fazer um pronunciamento, resumindo seu pensamento
sobre temas atuais:
Sobre emprego, declarou: “ não há
desequilíbrio no mercado de trabalho” e acentuou: “ a frota nacional continua a
cair e o aluguel de navios estrangeiros aumenta”. Nesse ponto, ele tem razão,
exceção feita ao setor de barcos de apoio, em que há sólidas encomendas. Cita
que a Transpetro tem a menor frota de sua história, o que pode ser verdade, mas
há que se enaltecer a gestão Lula-Dilma, que prometeu contratar 39 navios e
efetivamente atingiu 36 unidades. Na gestão tucana, o programa “Navega Brasil”
foi chamado de “Naufraga Brasil”, pois não implicou qualquer encomenda e
resultou na importação dos navios “Cartola” e “Ataulfo Alves” – que, embora com
nomes brasileiríssimos, são navios usados produzidos na Coréia.
Em seguida, Almeida criticou atrasos
e altos preços cobrados pelos estaleiros. Lamentou que a política de marinha
mercante seja subordinada à construção naval – o que é plena verdade. Os
estaleiros estão cheios de encomendas de navios e plataformas, enquanto o programa
Pró-Cabotagem ganha teias de aranhas nas gavetas oficiais. Elogiou a Resolução
Normativa 72, do Conselho Nacional de Imigração, pela qual navios estrangeiros
que ficarem acima de 90 dias no país, precisam contratar parte de seu pessoal
no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário