sexta-feira, 11 de abril de 2014

Blog dos Mercantes e o que vem afligindo os marítimos

Ainda que a maior parte dos marítimos brasileiros não esteja sofrendo com o fantasma do desemprego no momento, existe uma parte que já enfrenta sim, as amarguras que esse problema traz, e que não tem perspectivas de solução no curto prazo.

No artigo abaixo Severino Almeida resume alguns dos maiores problemas enfrentados pelos marítimos brasileiros, e elogiou aquilo que garante grande parte de nossos empregos, a RN 72. Lembrando sempre que esta última é alvo de ataques constantes da armação, que quer nos reduzir a filipinos, no que toca a questão salarial e condições sociais.

Temos sempre que lutar por nossos direitos, ainda que isso possa demandar suor e lágrimas. A  passividade com certeza as trará.


NetMarinha – Artigo – 27/03/2014

A voz de Severino

Por Sergio Barreto Motta

O presidente do Sindicato dos Marítimos (Sindmar) – e também da Confederação dos Trabalhadores em Transporte – Severino Almeida, acaba de fazer um pronunciamento, resumindo seu pensamento sobre temas atuais:

Sobre emprego, declarou: “ não há desequilíbrio no mercado de trabalho” e acentuou: “ a frota nacional continua a cair e o aluguel de navios estrangeiros aumenta”. Nesse ponto, ele tem razão, exceção feita ao setor de barcos de apoio, em que há sólidas encomendas. Cita que a Transpetro tem a menor frota de sua história, o que pode ser verdade, mas há que se enaltecer a gestão Lula-Dilma, que prometeu contratar 39 navios e efetivamente atingiu 36 unidades. Na gestão tucana, o programa “Navega Brasil” foi chamado de “Naufraga Brasil”, pois não implicou qualquer encomenda e resultou na importação dos navios “Cartola” e “Ataulfo Alves” – que, embora com nomes brasileiríssimos, são navios usados produzidos na Coréia.


Em seguida, Almeida criticou atrasos e altos preços cobrados pelos estaleiros. Lamentou que a política de marinha mercante seja subordinada à construção naval – o que é plena verdade. Os estaleiros estão cheios de encomendas de navios e plataformas, enquanto o programa Pró-Cabotagem ganha teias de aranhas nas gavetas oficiais. Elogiou a Resolução Normativa 72, do Conselho Nacional de Imigração, pela qual navios estrangeiros que ficarem acima de 90 dias no país, precisam contratar parte de seu pessoal no Brasil.

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