sexta-feira, 18 de abril de 2014

Blog dos Mercantes, sempre apoiando a Navegação

Não é segredo para ninguém que o Blog dos Mercantes apoia a criação de formas de incentivo à Navegação de Cabotagem. As vantagens de uma melhor utilização do modal já foram várias vezes tratadas pelo blog, e vão desde uma diminuição do custo de transporte de cargas em médias e grandes distâncias, até diminuição de poluição, etc.

Sendo assim o Blog dos Mercantes vê com muito bons olhos as propostas da Secretaria de Portos, que podem efetivamente dar mais uma alavancada no setor marítimo, melhorando a logística de transporte de cargas no país e diminuindo os custos do transporte interno e final ao consumidor.

As medidas sugeridas na reportagem abaixo, da Agência Brasil, são boas, mas não são suficientes. Mais pode ser feito, e não apenas no sentido de incentivar a armação, mas temos que pensar também no lado dos trabalhadores.

São necessárias ações para incentivar e melhorar a permanência do trabalhador brasileiro a bordo, e também para garantir a ocupação desses postos de trabalho por nossos nacionais.
Existem várias formas de melhorar as condições sociais e econômicas dos trabalhadores, sem onerar armadores ou Estado. Basta ter vontade política, boa vontade e parar de oferecer nossas vagas de empregos a estrangeiros.



Secretaria de Portos quer reduzir burocracia da navegação de cabotagem

Por Pedro Peduzzi

Brasília (DF)  – Depois de concretizar os projetos de concessão portuária, a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) vai priorizar o desenvolvimento de um sistema eficiente para a navegação de cabotagem – a navegação doméstica, feita entre portos de um mesmo país, ao longo da costa, por onde transitam produtos do mercado interno.

Um dos problemas a serem resolvidos, segundo o ministro da SEP, Leônidas Cristino, é fazer com que os contêineres com origem na cabotagem não precisem passar pela alfândega. Da forma como é feito atualmente, a carga transportada por cabotagem passa por procedimentos similares aos adotados para movimentação dos contêineres usados para exportação ou importação.

Durante audiência na Câmara dos Deputados, o ministro Leônidas Cristino disse que o país investirá mais de R$ 200 bilhões nos modais de transporte, de forma a facilitar o acesso aos portos brasileiros. A prioridade, então, será o transporte de cabotagem, que tem, como vantagens, a diminuição de custos e do índice de sinistros e avarias das embarcações, bem como a diminuição do desgaste das rodovias e do número de acidentes rodoviários.

“A SEP vem estudando há algum tempo a aplicação e a melhoria do sistema de cabotagem. Entre os pontos [sob análise] estão o valor gasto com combustível, a preferência por berços [locais onde os navios atracam] para cabotagem, e a disponibilização de uma área não alfandegária, porque hoje a cabotagem é tratada do mesmo jeito do contêiner de exportação, o que resulta em uma demora maior”, argumentou o ministro.


Segundo ele, o assunto tem sido debatido com a Receita Federal, a Anvisa e o Ministério da Fazenda. “Iniciamos [os estudos] neste ano. Acredito que até o começo do ano que vem teremos um estudo mais apurado e consistente para discutirmos o assunto com a presidenta Dilma Rousseff”, acrescentou.

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