terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Racismo: Mal que ainda abala as sociedades

Quem diria, que em pleno séc. XXI, seguiríamos discutindo temas que foram tratados de forma direta ainda no século XIX. Sem ir muito longe podemos dizer que foram um dos motivos que levaram à Gerra de Secessão Americana e à Proclamação da República no Brasil. Vejam bem, nenhum dos dois eventos históricos aconteceu por conta do racismo, que na época era diretamente atrelado ao escravismo, mas com certeza foram ponto relevante no desenrolar dos fatos.

E talvez a muitos estranhe ainda mais o fato de que, depois de Martin Luther King, os Estados Unidos siga com sérios problemas de racismo, e que tais assuntos vira-e-mexe venham a baila.

Mas em minha modesta opinião, muito mais do que preconceito racial, esses problemas são preconceito econômico, pois tais eventos acontecem quase sempre em áreas carentes das cidades, e dificilmente em áreas mais abastadas.

Mas seja o preconceito racial ou econômico, parece que ainda iremos demorar muito até que o ser humano realmente aprenda a aceitar o diferente.

E isso não é só nos Estados Unidos, aqui ainda temos muito que avançar também.

Para quem quiser ler a matéria completa na Folha de São Paulo, basta clicar aqui.

Mortes abalam confiança de negros no governo americano

Em uma igreja no Brooklyn, em Nova York, uma plateia emocionada de cerca de cem pessoas ouviu o reverendo Herbert Daughtry falar sobre a morte de Akai Gurley, 28, um jovem negro morto pela polícia no bairro no fim de novembro.
"Eu espero que esta seja a última morte causada por aqueles que pagamos para nos proteger", disse.
No curto discurso durante o velório de Gurley, ele usou diversas vezes as palavras "mudança" e "esperança". "Acho que, ao olharmos para trás, veremos que a morte de Akai mudou as coisas."
O sentimento, no entanto, não é compartilhado pela maioria da comunidade negra de Nova York.
Na noite chuvosa de sexta-feira (5), enquanto o caixão com o corpo de Gurley era levado para dentro da igreja batista Brown Memorial, uma voz entre os convidados parecia resumir a frustração de centenas: "Nós não aguentamos mais".

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/12/1558646-internacao-de-andressa-urach-atrai-mais-cliques-que-morte-de-chaves.shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/12/1558646-internacao-de-andressa-urach-atrai-mais-cliques-que-morte-de-chaves.shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1558852-mortes-abalam-confianca-de-negros-no-governo-americano.shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1558852-mortes-abalam-confianca-de-negros-no-governo-americano.shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1558852-mortes-abalam-confianca-de-negros-no-governo-americano.shtmlPara compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1558852-mortes-abalam-confianca-de-negros-no-governo-americano.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copPa

Nenhum comentário:

Postar um comentário