terça-feira, 10 de março de 2015

Cabotagem é prioridade aqui, deveria ser no país

É isso mesmo. Embora pareça paradoxal, a cabotagem tem muito espaço para crescer no Brasil, não apenas com novas cargas, mas também com transferência de cargas de modais menos mais dispendiosos, mas que ganham espaço no país devido a incentivos e escolhas políticas notadamente equivocadas.

O problema é que para isso ocorrer são necessárias ações que incentivem o setor, como a desburocratização dos portos e a garantia de mesmos preços para combustíveis e insumos, que os dados para outros modais de transporte.

Fora isso as maior eficiência e menores custos da Marinha Mercante, no caso a Cabotagem, ficam escondidos atrás de incentivos fiscais e subsídios dados a modais menos competitivos, sobrecarregando a economia brasileira com um custo mais alto, e afetando a competitividade do país como um todo.


Cabotagem requer incentivos para crescer

Andrezza Queiroga

Novos segmentos necessitam de impulso



“É preciso uma mudança de cultura nos mercados, com menos imediatismo e mais planejamento para atrair cargas diferenciadas, como as de projeto, para a cabotagem. Uma única ligação telefônica pode ser suficiente para contratar um serviço rodoviário de carga de projeto, por exemplo. Atualmente, o uso das rodovias ainda é menos burocrático, apesar de gerar custos e riscos muito maiores que a cabotagem”. A afirmação é do gerente-executivo da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas ao ser questionado sobre como é possível fomentar o modal. Para ele, é importante entender as vantagens de utilizar o modal portuário no mercado interno, que estão atreladas a uma maior segurança para a carga e a menores impactos sociais e ambientais, além de preço competitivo. “A cabotagem conquistou recentemente novos pontos fortes que a tornaram ainda mais competitiva. A vigência da Lei do Caminhoneiro é uma delas, porque regulamenta a profissão e impede o abuso nas horas trabalhadas pelos motoristas de utilitários. Outro ganho recente foi a vinculação de trabalhadores avulsos na área de peação ou amarração de cargas ao navio. O contêiner, na cabotagem, experimenta um aumento acima da média no contexto nacional. Esperamos que a carga de projeto siga a mesma tendência”, conclui.

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