É isso mesmo. Embora pareça
paradoxal, a cabotagem tem muito espaço para crescer no Brasil, não apenas com
novas cargas, mas também com transferência de cargas de modais menos mais
dispendiosos, mas que ganham espaço no país devido a incentivos e escolhas
políticas notadamente equivocadas.
O problema é que para isso
ocorrer são necessárias ações que incentivem o setor, como a desburocratização
dos portos e a garantia de mesmos preços para combustíveis e insumos, que os
dados para outros modais de transporte.
Fora isso as maior eficiência e
menores custos da Marinha Mercante, no caso a Cabotagem, ficam escondidos atrás
de incentivos fiscais e subsídios dados a modais menos competitivos,
sobrecarregando a economia brasileira com um custo mais alto, e afetando a
competitividade do país como um todo.
Cabotagem requer incentivos para
crescer
Andrezza Queiroga
Novos segmentos necessitam de impulso
“É preciso uma mudança de cultura nos
mercados, com menos imediatismo e mais planejamento para atrair cargas
diferenciadas, como as de projeto, para a cabotagem. Uma única ligação
telefônica pode ser suficiente para contratar um serviço rodoviário de carga de
projeto, por exemplo. Atualmente, o uso das rodovias ainda é menos burocrático,
apesar de gerar custos e riscos muito maiores que a cabotagem”. A afirmação é
do gerente-executivo da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas ao ser
questionado sobre como é possível fomentar o modal. Para ele, é importante
entender as vantagens de utilizar o modal portuário no mercado interno, que
estão atreladas a uma maior segurança para a carga e a menores impactos sociais
e ambientais, além de preço competitivo. “A cabotagem conquistou recentemente
novos pontos fortes que a tornaram ainda mais competitiva. A vigência da Lei do
Caminhoneiro é uma delas, porque regulamenta a profissão e impede o abuso nas
horas trabalhadas pelos motoristas de utilitários. Outro ganho recente foi a
vinculação de trabalhadores avulsos na área de peação ou amarração de cargas ao
navio. O contêiner, na cabotagem, experimenta um aumento acima da média no
contexto nacional. Esperamos que a carga de projeto siga a mesma tendência”,
conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário