sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cupins, que bicho interessante

O que os cupins têm a ver com política ou economia. Em primeira vista nada, pois só com muita criatividade a gente consegue fazer qualquer tipo de analogia entre as duas coisas, mas como tudo na natureza, achei muito interessante o trabalho que esses minúsculos animaizinhos conseguem fazer.

De quebra a gente dá uma aliviada no clima, que anda com alta pressão devido o lava jato.


Clique aqui para ter acesso à reportagem completa da folha, somente para assinantes.


Cupins garantem saúde do solo

Por NATALIE ANGIER
Os cupinzeiros gigantes das savanas africanas são tão peculiares que é tentador lhes dar nomes, como "Elefante que grita" ou "Totem da fertilidade flagrantemente óbvio". Mas, qualquer que seja a metáfora, essas grandes formações dominam a paisagem, e não só visualmente. Os cientistas estão descobrindo que os cupins e os seus habitats são cruciais para a saúde e a vitalidade de uma série de ecossistemas: de desertos e florestas tropicais ao parque perto da sua casa.
Pesquisadores da Universidade de Princeton (Nova Jersey) relataram na revista "Science" que os cupinzeiros podem servir como um oásis no deserto, permitindo que as plantas ao seu redor sobrevivam com uma fração da precipitação anual que seria necessária ou se recuperem após uma seca fulminante.
Dessa maneira, os montes poderiam representar possíveis baluartes contra a mudança climática, impedindo a degradação de terras áridas. "Mesmo quando você vê um início de desertificação entre os cupinzeiros, a vegetação sobre ou ao redor deles se mantém bem", disse Corina Tarnita, professora em Princeton e coautora do estudo.
Os leigos costumam enxergar os cupins apenas como vermes brancos e cegos capazes de destruir os móveis da casa, mas a verdade é que apenas alguns das cerca de 3.000 espécies conhecidas de cupins são pragas para os humanos. Muitos dos demais vivem e trabalham dentro da terra, e você deveria agradecê-los por ter um chão firme sob seus pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário