Não é novidade para ninguém do meio que o setor de Marinha Mercante está em crise. O Sindmar e outros órgãos de classe de Marítimos, bem como o Blog dos Mercantes, alertaram durante muito tempo para o fato de as encomendas do setor naval não se concretizavam, nem com o ritmo, nem com a quantidade necessária para absorver o grande número de marítimos que as Escolas de Formação recrutavam para treinamento, e começavam a lançar no mercado todos os anos.
O resultado disso é o desemprego que já alcança índices elevados, muito acima da média nacional, já que o setor de Marinha Mercante apresenta um mercado ainda muito restrito, e o subsetor de offshore é m dos mais atingidos pela crise que presenciamos no país. E a cada dia que passa, infelizmente as previsões e dados fornecidos pelos representantes dos trabalhadores se concretizam.
O caso do Promef é emblemático nessa questão. Extremamente atrasado, e ameaçado de ser reduzido pela Petrobrás, está longe de oferecer as vagas de emprego que deveria.
E se a ideia dos empresários era assoberbar o mercado de trabalho com marítimos para com isso reduzir salários e direitos sociais, sinto mais uma vez informar que o tiro é de curto alcance, porque a grande maioria dos jovens recém formados e atualmente desempregados, irá procurar outros meios de sobrevivência, e dificilmente voltarão a buscar embarque.
Esperamos que o pais comece a analisar e projetar melhor suas necessidades, sem ceder às pressões políticas que atendam a uma minoria (no caso meia dúzia de armadores), em detrimento dos interesses da grande maioria da população brasileira.
Esse é um dos motivos porque hoje estamos em crise: planejamento feito para cobrir interesses particulares de poucos, não necessidades de muitos.
Valor Econômico – Reportagem – 25/09/2015
Transpetro coloca em operação 12ª embarcação do Promef
O navio Marcílio Dias foi entregue à Transpetro ontem, quinta-feira, após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Esta é a 12ª embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. A viagem inaugural do petroleiro será para a Bacia de Campos, onde fará sua primeira operação de carregamento.
Em nota, a Transpetro informou que o Marcílio Dias é o sexto da série de dez navios do tipo suezmax encomendados ao EAS. Atualmente, há quatro embarcações do Promef em construção no estaleiro, das quais uma se encontra no estágio de acabamento. Os navios suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária.
Além do Marcílio Dias, os outros navios do Promef que já estão operando são o gaseiro Oscar Niemeyer; os suezmax André Rebouças, Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; o panamax Anita Garibaldi e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.
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