terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Ultimo comentário sobre a condenação do ex-presidente Lula

Não que não haja assunto para muito mais comentário, mas a vida não se resume a isso, e ainda que seja muito importante para o futuro do país, mesmo isso não se resume a Lula e sua condenação. Por isso vamos tecer alguns comentários sobre isso, e viraremos essa página, ainda que voltemos a comentar os próximos passos do processo contra o ex-presidente.

Com isso não vamos voltar a falar do direito, da falta de provas, da falta de legitimidade, e outras incongruências encontradas no processo. Sobre todas essas coisas já postamos textos de especialistas, comentamos, e esses especialistas continuam se posicionando e apontando os erros que vêm desde a sentença proferida por Sérgio Moro, e que foi corroborada pelo TRF4 desde antes da sentença do dia 24 de janeiro.

Por isso vamos falar da movimentação política do PT.

E na movimentação política o PT segue errando.

Antes de tudo quero deixar claro que não se muda um país em 10 ou 15 anos. Isso leva ao menos uns 30-40 anos. Esse foi o tempo que levou o impressionante processo que levou o Brasil ao chamado "Milagre Econõmico" do final dos anos 60, início dos 70 Ele começou na década de 30.. E esse é o tempo mínimo para a mudança de qualquer país.

Mas voltando aos erros do PT.

Assim como o PSDB se aliou ao que há de pior na política brasileira, o PT também o fez. O bolsa família teve seu embrião nas bolsas criadas no governo FHC. É certo que Lula aprofundou e aprimorou essa política, além de ter investido muito mais em Educação e Saúde, além de ter iniciado a recuperação de setores importantes, como o da construção pesada, de estaleiros, do setor de óleo e gás. Mas também é certo que o PT pegou um período áureo de valorização dos seus principais produtos, os agrícolas e minerais em natura. e foi isso que gerou ao país o excedente que possibilitou ao PT aprofundar e melhorar esses investimentos sociais (e econômicos também).

Mas o governo petista errou em três pontos principais. O primeiro já foi colocado acima. Não importa qual a intenção, se você se misturar com o que há de pior, cedo ou tarde pagará por isso. O PSDB já pagou, o PT está pagando.

O segundo fato foi a falta de visão de oportunidade. Aqui mesmo no Blog dos Mercantes, várias vezes mostrei erros que se cometiam, principalmente durante o segundo governo Lula, e durante todo o período Dilma. Assumo que eu mesmo errei ao defender a diminuição de impostos às empresas, principalmente sem as necessárias contrapartidas. Todas as vezes que isso ocorreu, a diferença foi transformada em lucros e suas devidas remessas ao exterior. Assim o PT investiu num consumismo pueril, que o primeiro vento levou, incluindo o próprio partido e boa parte de seus apoiadores.

O terceiro e mais importante ponto é que o PT mostrou que não aprendeu nada com todo esse processo. Ele segue agindo de acordo com seu centro hegemônico (São Paulo), segue agindo como se a única forma de se fazer política seja essa, e segue mostrando que, se chegar ao poder, cometerá exatamente os mesmos erros.

Isso fica claro quando Lula afirma que basta aumentar o consumo e a crise acaba, e essa afirmação deixa claro que sua visão de economia é limitada. 

Também fica claro quando fala de regular a mídia, muito mais por medo de outra campanha, do que por ideologia, mas não entende que não adianta regular sem democratizar. Em outras palavras, não adianta impedir a Globo de ter afiliadas em todas as cidades brasileiras, e jornais, etc, se os proprietários seguirem sendo capitalistas ligados aos mesmos ideais dos Marinho.

Outro ponto é as alianças. Eunício, Calheiros e outros foram responsáveis diretos pela deposição de Dilma, impulsionaram a crise econômico-social-política no país, defendem interesses fisiológicos, e/ou do grande capital. Pois bem, Lula e o PT voltam a flertar fortemente com eles.

Por fim o PT, e principalmente Lula, mostram que não aprenderam nada. Isso se dá pelo que foi colocado acima, mas isso também se dá com a relação que o PT insiste em ter com seus potenciais aliados. O chamamento de Lula foi em torno de apoiar sua própria candidatura, mas na hipótese de ser impedido, ele apoiaria outro. Esse outro não necessariamente seria alguém de outro partido, pois aí ele colocaria petistas para as prévias com seu apoio, e provavelmente isso bastaria para alcançar a maioria do eleitorado.

Assim como o PSDB segue defendendo ideias moribundas no mundo inteiro, e isso o despedaça, o PT segue insistindo em mais do mesmo, não respeitar espaços, em não se reciclar e não evoluir. Se não mudar de rumo, acabará como seu espelho paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário