terça-feira, 9 de outubro de 2018

Você já passou por isso?

É bem pior que estresse. O estresse é resolvido com descanso e um pouco de afastamento do ambiente estressante.

Isso não. Muitas vezes é necessário a intervenção de um profissional da saúde para que o indivíduo readquira sua saúde psico-física.

Nunca é demais saber.


Yuri Busin
Yuri Busin, Mestre e Doutor em Neurociência Cognitiva




Também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional, a Síndrome de Burnout foi cunhada pelo Herbert J. Freudenberger, nos anos 70. Herbert percebeu em si mesmo que, em seu ofício diário, no passado, sentia intensa paixão e dedicação, muitas vezes acima até de valores básicos, como o cuidado com a própria saúde e exageros em suas longas jornadas de trabalho, com horas afinco – até que, com o passar dos anos, o trabalho passou a ser cansativo e frustrante.
O indivíduo que sofre desta síndrome, tem o desejo de demonstrar alto desempenho em tudo o que faz. A autoestima é mensurada pela capacidade de realização e sucesso. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Esse desejo de realização se transformam em obstinação e compulsão.
Sintomas da sobrecarga no trabalho
Não são apenas sintomas comportamentais. Os problemas deste paciente que busca essa incansável realização, além da ordem psicológica, enfrenta possíveis sintomas físicos, como: forte desgaste físico, gerando fadiga, exaustão, dores de cabeça, taquicardia, tontura, problemas digestivos, falta de apetite, normalmente combinados.
Diferenças entre Burnout e Estresse
estresse é caracterizado pelo desgaste que ocorrem no dia-a-dia da pessoa, em que ela é forçada a enfrentar diferentes situações das quais a irritam, amedrontem, confundam, ou até mesmo a façam alegre. Ou seja, são situações das quais existem emoções fortes, tensões emocionais, um estressor (agente estressante).
Já a síndrome de Burnout é uma resposta do organismo a esse estresse PROLONGADO RELACIONADOS AO AMBIENTE DE TRABALHO, em que não foi solucionado, procrastinado ou evitado de alguma forma.
Burnout pode ser confundida com outros transtornos, como ataque de ansiedadePânico e muitos outros.
As 10 fases da Síndrome de Burnout
Infográfico sobre as 10 fases da Síndrome de Burnout. Síndrome de Burnout
Entre a paixão até o esgotamento total, o paciente com Síndrome de Burnout passa por 10 estágios:
  1. Dedicação intensificada
  2. Descaso com as necessidades pessoais
  3. Recalque de conflitos
  4. Reinterpretação dos valores
  5. Negação de problemas
  6. Recolhimento e aversão a reuniões. Mudanças evidentes de relacionamento com os pares e objetos (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor)
  7. Despersonalização (momentos de confusão mental onde a pessoa não sente seu corpo como habitualmente. Pode se sentir flutuando ao ir ao trabalho, tem a percepção de que não controla o que diz ou que fala, não se reconhece)
  8. Depressão, vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante
  9. Colapso físico e mental
  10. O décimo estágio é considerado de emergência. Ajuda médica e psicológica se tornam uma urgência. Consulte um psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário