sexta-feira, 29 de novembro de 2019

O pior governo da História

Os governos militares foram absolutamente danosos ao processo civilizatório, ainda que tenham alcançado êxito em alguns campos, como o econômico. O governo Dilma foi ruim, péssimo, horroroso, ainda que tenha tido bom êxito no processo civilizatório. O Governo Temer foi medonho, e em todos os sentidos.

Mas nada se compara ao governo Bolsonaro, um desastre completo em praticamente todos os sentidos. A exceção é a área de segurança, muito mais pela inércia de ações tomadas em outros governos, e muito menos pelas ações do próprio governo, que corta verbas, reduz recursos, e diminui capacidade de ação do governo, nessa, e em todas as áreas.

Em qualquer país do mundo o governo é um dos pilares promotores do crescimento econômico. Não há país em que o governo não incentive a economia, seja de uma forma, ou de outra. Pode ser com investimentos diretos, com encomendas governamentais, ou pode ser com incentivos de várias formas, como transferências de renda dos mais ricos aos mais pobres, como forma de aumentar o consumo, etc. Nesse sentido a única coisa que temos comprovada, é que o crescimento é diretamente proporcional aos investimentos governamentais, e o contrário também é verdadeiro.

Enquanto Paulo Guedes executa todas as políticas econômicas que no final das contas são lesivas à economia e à população quase que na totalidade, outras medidas, que conduzem a um Estado policial e de exceção, são paulativamente introduzidas na legislação brasileira, sob o beneplácito de uma imprensa, que em sua maioria é conivente com os rumos nefastos que o país toma, e de uma oposição que não entendeu, e em alguns momentos parece partícipe efetiva desse processo. O Judiciário? Esse, como sempre, tapa o nariz, e finge que não é com ele, quando não age efetivamente no sentido de apoiar todo esse caos.

E assim o Brasil perde todo o avanço conquistado duramente durante os Séc. XX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário